quarta-feira, outubro 31, 2012
A ENTIDADE (Sinister)
Aproveitando o Halloween, mais um filme de horror. Desta vez, um que está em cartaz atualmente nos cinemas brasileiros: A ENTIDADE (2012). O filme tem pedigree: direção de Scott Derrickson, que havia dirigido O EXORCISMO DE EMILY ROSE (2005), e produção de Jason Blum, que havia produzido SOBRENATURAL (2010). Quer dizer, a expectativa de que A ENTIDADE fosse pelo menos muito bom era grande. De qualquer maneira, trata-se de um filme interessante, que tem os seus méritos e que conquistou boa parte dos fãs de filmes de horror. A mim, nem tanto.
O que há de positivo no filme: os sustos não são gratuitos e raramente apelam para o som, mas para as imagens, que eventualmente causam calafrios; os diálogos e a relação familiar do personagem de Ethan Hawke e sua esposa e filhos são bem desenvolvidos e bem-vindos; a pequena aula do uso de edição em super-8 é bem interessante e ajuda bastante na trama; a questão da força das imagens em cinema também contribui para dar ao filme um maior valor; e o uso da música não diegética é outro ponto a favor.
Contra: a história de um sujeito que vai para uma casa assombrada por causa de inúmeros assassinatos já está mais do que manjada; os sustos são poucos, embora o filme gere uma boa dose de tensão - o problema é que essa tensão pode ser atenuada, à medida que os sustos e o interesse podem ir se diluindo; outro clichê manjado é a busca de um especialista que saiba o significado dos símbolos e imagens que aparecem nos filmes dos assassinatos.
Pesando prós e contras, o filme fica no meio, já que a figura assustadora do demônio não chega a ser assustadora assim. Aliás, esse negócio de mostrar a cara do monstro nem sempre é uma boa ideia. Em SOBRENATURAL, o resultado funcionou, mas porque toda uma atmosfera foi muito bem construída antes. Enfim, é um filme a se conferir e tirar suas próprias conclusões.
No Blog de Cinema do Diário do Nordeste, escrevi uma pequena matéria sobre cinco filmes interessantes que vão (ou foram) direto para DVD. Confira AQUI.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário