quarta-feira, outubro 06, 2004
O DRAGÃO CHINÊS (Tang shan da xiong / Fists of Fury / The Big Boss)
Enquanto aguardo ansiosamente a estréia da segunda metade de KILL BILL, nada como ver um dos filmes homenageados por Tarantino em sua obra-prima. O DRAGÃO CHINÊS (1971) pode não ser tão explicitamente citado como BRUCE LEE NO JOGO DA MORTE (1978), mas com certeza é um filme bem melhor, mais divertido, mais coeso. (O que cá pra nós não é tão difícil, já que JOGO DA MORTE é uma bagunça só.)
Na história, Bruce Lee é um rapaz que fez um voto de jamais lutar novamente. Ele vai com o tio para uma cidade, trabalhar numa fábrica de gelo. É quando se descobre que, na verdade, a fábrica é apenas fachada para o tráfico de drogas. Bruce Lee manda o seu voto de não violência para "a puta que pariu" quando alguns de seus amigos, que descobrem sobre o negócio de drogas, começam a desaparecer.
A música do filme é bem conhecida e foi usada na televisão brasileira várias vezes. Só não saberia dizer quando e em que programa. A cena de Bruce pulando para se esquivar dos cachorros é muito legal, assim como a cena em que ele briga com o chefão das drogas.
O DRAGÃO CHINÊS é um dos três filmes que fizeram um sucesso tremendo na Ásia - os outros são FÚRIA DO DRAGÃO (1972) e O VÔO DO DRAGÃO (1972) -, quando Bruce trabalhou para o produtor Raymond Chow. Depois de todo esse sucesso, ele foi convidado pela Warner a fazer um filme nos EUA, o famoso OPERAÇÃO DRAGÃO (1973), o último filme que ele fez antes de morrer, poucas semanas depois da estréia.
Andei tentando entender os títulos nacionais e em inglês de seus filmes no IMDB e achei uma bagunça. Quase escrevi para o Otávio, o maior especialista em filmes de artes marciais que eu conheço, mas vamos esperar ele se manifestar aqui no blog mesmo.
Pra quem quiser ver mais filmes-referência em KILL BILL, dêem uma olhada nesse link.
O filme foi gravado da Globo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário