quinta-feira, janeiro 26, 2012

PROCURANDO ELLY (Darbareye Elly)



Com A SEPARAÇÃO (2011), filme atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros e fazendo muito sucesso em festivais, tendo inclusive recebido indicações ao Oscar, o diretor Asghar Farhadi tem chamado a atenção da mídia com seu cinema mais cosmopolita, mas que também não dá as costas à tradição iraniana. Até porque é praticamente impossível fugir dela. Com Abbas Kiarostami fazendo filme na França e Jafar Panahi em prisão domiciliar em seu país, proibido de filmar, o cinema iraniano tem voltado a ser alvo de interesse e discussão em todo o mundo.

Antes de ver A SEPARAÇÃO, que só entra em cartaz nesta próxima sexta-feira em Fortaleza, quis conferir o trabalho anterior do diretor, PROCURANDO ELLY (2009), um thriller dramático que é diferente do que se costuma ver do cinema produzido no país. Tudo bem que Kiarostami já havia feito exercícios de tensão em filmes como ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO? e GOSTO DE CEREJA, mas Farhadi trata do assunto de maneira mais próxima do cinema produzido no Ocidente. Se não fosse o hijab, o véu que cobre os cabelos das belas mulheres iranianas, PROCURANDO ELLY poderia ser confundido com um filme de qualquer outra nacionalidade não islamita.

O filme começa com um grupo de casais e amigos a caminho do que seria um divertido fim de semana numa casa de praia com os filhos. Eles se mostram muito alegres e espontâneos, diferente do que se costuma ver em filmes produzidos no Irã, que em geral enfocam a rigidez moral, a pobreza e os problemas sociais e políticos. No grupo, há um rapaz que voltou recentemente da Alemanha e uma bela moça chamada Elly que parece interessada nele. O possível romance foi armado pela amiga do rapaz, que conheceu Elly, achou-a bonita e uma ótima parceira para seu amigo. Pena que as coisas não são tão simples assim. E o pior é que os segredos de Elly não são os mais graves problemas que aquele grupo irá enfrentar.

Lembrei de um filme com Meryl Streep, em que ela perde seu filho recém-nascido em um acampamento. O filme se chama UM GRITO NO ESCURO e é bem dramático e até desesperador. PROCURANDO ELLY tem premissa semelhante, mas envolve também outros problemas. Tudo muito bem conduzido pela excelente direção de Farhadi. Depois desse filme, mal posso esperar para ver A SEPARAÇÃO.

Nenhum comentário: