quarta-feira, junho 02, 2010

THE HUMAN CENTIPEDE (FIRST SEQUENCE)



Uma das febres entre os cinéfilos que curtem filmes de horror ou com aberrações, THE HUMAN CENTIPEDE (FIRST SEQUENCE) (2009) é mesmo uma obra especial. Talvez um dos filmes mais doentios que eu já vi na vida. Pode ser incluído fácil junto a obras tão distintas quanto o italiano SALÓ OU OS 120 DE SODOMA e o francês MÁRTIRES. Trata-se de uma produção holandesa de baixo orçamento que mostra uma experiência feita por um cientista louco especializado em separação de gêmeos siameses. Ele pega duas jovens turistas americanas que deram mole e foram parar em sua casa para pedir ajuda e um rapaz japonês para compor o que ele chama de centopeia humana. Ele faz isso ligando cirurgicamente o sistema digestivo dessas três pessoas, fazendo também os devidos ajustes em seus joelhos para que eles tenham sempre que andar de quatro.

Como o filme começa do ponto de vista das duas garotas, ele lembra muito esses filmes de psicopatas, do tipo O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA. O diferencial está no fato de que o espectador, ao mesmo tempo que torce para que as meninas consigam fugir daquele absurdo que é ficar com a boca ligada ao ânus do outro até a morte, o nosso lado sádico quer ver o resultado da experiência. E se o filme é capaz de provocar tais reações no espectador é sinal de que ele é bem mais do que uma obra feita por uma mente doente. Fazer o sangue gelar e a raiva surgir de nossas entranhas através de atos violentos, vários filmes já conseguiram, mas THE HUMAN CENTIPEDE tem o seu diferencial. Vai além.

Vi gente reclamando que o filme poderia ser ainda mais pesado. E realmente poderia. Mas do jeito que ficou a obra já é suficientemente perturbadora. Suspeito que o diretor Tom Six esteja guardando munição para a continuação, agendada para 2011, com o título THE HUMAN CENTIPEDE (FULL SEQUENCE). O filme tem feito tanto sucesso nos festivais de cinema fantástico e na internet que, mesmo não tendo sido lançado em vídeo oficialmente no Brasil ainda, vários sites em língua portuguesa já têm adotado o título A CENTOPEIA HUMANA como certo.

Falando em cientistas loucos, vale conferir a bela lista de exemplos que o Leandro Caraça postou em seu blog.

Nenhum comentário: