terça-feira, junho 15, 2010

REBUILD OF EVANGELION 2.22 - YOU CAN (NOT) ADVANCE (Evangerion Shin Gekijôban: Ha)



Assistindo entusiasmado esta segunda parte da reinvenção para o cinema da série NEON GENESIS EVANGELION (1995-1996), me peguei perguntando se as pessoas que não acompanharam a série se interessariam pelos filmes, ainda mais com esse intervalo de tempo tão grande entre eles. É preciso ser muito fã e ficar todo o tempo revendo os episódios para lembrar de detalhes relativos às unidades Eva, às misteriosas conspirações da NERV e a diversos personagens coadjuvantes. Recentemente eu fiz uma comparação com os finais de Evangelion com LOST. Ambas as séries resolveram no último episódio deixar de lado todo os detalhes relativos à ficção científica e mostrar que o mais importante são os personagens, seus sentimentos, seus traumas. A diferença é que houve uma chiadeira geral dos fãs de Evangelion e foi produzido um longa-metragem para cinema para dar um fim de verdade para a série chamado THE END OF EVANGELION (1997). Seria o fim "oficial e defintivo".

Mas não existe nada "oficial e definitivo" no Japão. Tanto que o mangá de Evangelion toma várias liberdades em relação ao anime. Até porque, se fosse igualzinho à série, que graça teria, não é? O fato é que agora é a vez de eles reinventarem tudo de novo. Agora com mais dinheiro no caixa, com mais luxo na concepção dos filmes, e com mais liberdade para mudar o que quiserem. O primeiro filme da série de quatro, REBUILD OF EVANGELION - YOU ARE (NOT) ALONE (2007), não parecia trazer muitas mudanças na estrutura da narrativa. Era praticamente um resumo dos seis primeiros episódios da série. O mesmo não pode ser dito desta segunda parte, que traz até personagens novos, entre outras surpresas.

Para quem não sabe ainda do que se trata, Evangelion é uma série que se passa num futuro apocalíptico onde a capital do Japão já sofreu ataques brutais. Eles chamam o maior deles de 'o segundo impacto' que dizimou boa parte da população de Tóquio. A cidade agora funciona como uma tartaruga, se escondendo numa "concha" para se proteger de eventuais ataques. E esses ataques são feitos por alienígenas chamados de Anjos. Diferente dos anjos da religião judaico-cristã, os Anjos em Evangelion são monstros ou naves ou qualquer coisa de forma diversa. Os principais combatentes dos anjos são "mechas", isto é, aqueles robozões gigantes de filmes japoneses. Acontece que em Evangelion, eles não são exatamente robôs, são criaturas orgânico-robóticas controladas por jovens adolescentes cujo corpo deve ser compatível com as criaturas. Entre eles está Shinji, filho do líder da NERV. Ele sente uma atração pela jovem e estranha Rei, uma menina de cabelos azuis que parece ser despida de sentimentos. Bem diferente de Asuka, a ruivinha que chega para pilotar a unidade 02.

Há muitas sequências bem dramáticas em REBUILD OF EVANGELION - YOU CAN (NOT) ADVANCE (2009), como a de quando Rei corre perigo de vida numa luta contra um dos anjos, com destaque também para as tensões ocorrendo na sala de controle. Outro momento fantástico é quando Shinji se recusa a lutar contra um mecha comandado por Asuka e o comandante Ikari instala uma espécie de dispositivo onde o Eva controla a sim mesmo. Para desespero de Shinji e dos espectadores, que temem pela vida de Asuka. Afinal, com a reinvenção, tudo pode acontecer, até mesmo a morte de uma personagem importante da mitologia original! E esse é um dos grandes trunfos do filme. Entre outros tantos.

A cópia que eu consegui era um arquivo enorme. Mais de 4 Gb, em formato mkv. Mas depois da demorada conversão para dvd, o resultado é maravilhoso. Foi a primeira vez que eu vi Evangelion em som 5.1. E eu adianto: as seis saídas de som funcionam maravilhosamente. As caixas traseiras trazem ruídos e detalhes bem interessantes e o barulho das explosões e dos ataques dos Anjos são deliciosamente assustadores saindo do subwoofer.

Agradecimentos ao Diego Beneton, que me ajudou a encontrar essa cópia.

Nenhum comentário: