quarta-feira, novembro 01, 2006

OS SUPREMOS - O FILME (Ultimate Avengers)



Quando eu era criança/adolescente, eu gostava tanto dos quadrinhos da Marvel que sonhava com desenhos animados de qualidade que fizessem jus ao belo trabalho que eu lia nos gibis. Eu fazia questão de que os desenhos fossem, acima de tudo, fiéis aos quadrinhos. Um dos únicos que se aproximavam dessa fidelidade era uma série animada do Homem-Aranha que durou de 1967 a 1970 e aquelas séries "inanimadas" do Capitão América e do Poderoso Thor. A série live action do Aranha era horrível (alguém lembra disso?) e aquela série do Hulk eu também não gostava, por mais que aquele clima melancólico fosse até interessante. Sem falar naquele desenho triste do Coisa e aquele outro do Quarteto, que substituía o Tocha Humana por um robozinho - esse foi o Leandro que lembrou, eu já tinha me esquecido.

OS SUPREMOS - O FILME (2006), se não é um ótimo desenho, ao menos se aproxima dos quadrinhos originais reinventados por Mark Millar. Ainda ficou faltando mais coragem dos produtores, já que Millar faz um trabalho subversivo nos personagens e, nesse desenho, tirando o Hulk, todo mundo é bonzinho. O outro problema é o traço do desenho, meio tosco, feito às pressas. Mas descontando esses detalhes, o desenho pode ser um passatempo bem divertido. Principalmente para quem é fã dos heróis Marvel.

Um dos melhores momentos do filme é o prólogo, que mostra o Capitão América lutando na Segunda Guerra Mundial até o momento em que ele cai no mar e é dado como morto. Sessenta anos depois, Nick Fury (que na versão Ultimate é negro), o cabeça da SHIELD, organiza uma missão de busca ao corpo do Capitão, que estava congelado durante todo esse tempo. Para a surpresa de muitos, Steve Rogers estava vivo debaixo do gelo. Ele acorda em outra época, quando praticamente todos os seus amigos já morreram. Fury tem a idéia de juntar um grupo de super-heróis. Assim, entram na equipe o Homem de Ferro, o Thor (a versão Ultimate do Thor é mais esquisito que o original), o Golias e a Vespa. Bruce Banner, o cientista amaldiçoado pelo monstro Hulk integra a equipe da SHIELD também. E a Viúva Negra também é braço-direito do Fury. Lá pelo final, tem o segundo momento bom do desenho, que é a luta dos Vingadores contra o Hulk.

Pelo visto, Avi Arad continua com o seu processo de dominação mundial no que se refere à popularização dos personagens da Marvel. A companhia está em parceria com a Lions Gate para a produção de outros longas em animação com os heróis, todos a serem lançados em DVD. Depois de dois filmes com os Vingadores - OS SUPREMOS 2 deve sair em breve -, em janeiro chegarão nas locadoras americanas o desenho do Homem de Ferro. E em julho do ano que vem será a vez do Dr. Estranho. Interessante como esse personagem tem recebido maior atenção dos roteiristas ultimamente. J. Michael Straczynski, um dos mais talentosos roteiristas da atualidade, é um fã confesso do personagem, tendo escrito, inclusive, uma mini-série, já publicada na Marvel Max. Sem falar nas várias aparições do personagem na revista do Aranha.

No DVD, tem um extra bem interessante: um pequeno documentário falando sobre a história dos Vingadores, com uma participação entusiasmada do lendário desenhista George Pérez.

Agradecimentos ao Zezão, que me emprestou o DVD do filme.

P.S.: Está no ar no CCR minha nova coluna. Falo sobre uma repentina onda de otimismo que me abateu em relação ao cinema brasileiro.

P.P.S: Chegou ontem a Paisà # 5. Ainda não tive tempo de ler, mas a princípio me chamou a atenção a matéria de capa sobre o Almodóvar, os tops noir e o ensaio sobre o cinema americano dos anos 70, escrito pelo Inácio Araújo. Os lançamentos em DVD de filmes do Alain Resnais, de Jean Rouch e de Luís Sérgio Person me deixaram bem feliz.

Nenhum comentário: