domingo, novembro 05, 2006

MASTERS OF HORROR: THE DAMNED THING



E começou a segunda temporada de MASTERS OF HORROR. O filme escolhido para abrir essa nova série de filminhos de uma hora de duração dirigidos por cineastas de renome foi THE DAMNED THING (2006), de Tobe Hooper. A escolha por um filme do Hooper não me agradou muito, pois o seu filme para a temporada passada - DANCE OF THE DEAD (2005) - não me agradou nenhum pouco. Hooper é desses cineastas que vivem do passado. Foi-se o tempo em que ele fazia coisas boas, como O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974) e FORÇA SINISTRA (1985). Se bem que eu ainda tenho uns buracos enormes em sua filmografia, mas algo me diz que não estou perdendo grande coisa.

Felizmente, THE DAMNED THING, se não significa a volta de Hooper à boa forma, ao menos consegue ser bem melhor que o DANCE OF THE DEAD. A trama se passa no interior do Texas e lida com uma espécie de monstro misterioso que aterroriza uma cidade. O prólogo do filme é animador, mostrando a comemoração do aniversário do pai de um garoto. De repente, um oléo preto aparece no teto da casa e pinga na mão do menino. O pai, vendo aquilo, enlouquece, fala umas palavras misteriosas e atira na própria esposa com um rifle; depois, vai atrás do garoto, que corre aterrorizado. Dizer mais que isso estraga a surpresa. Na verdade, a trama principal acontece vários anos no futuro, quando o garotinho já está bem crescido e se torna o xerife da cidade. A experiência traumática do passado continua o assombrando e afetando negativamente a sua vida.

Pena que esse ponto de partida tão bom seja tão mal desenvolvido por Hooper. Por mais que o monstro seja bacana, que haja uma boa cota de sangue e tripas e que as cenas de tempestade sejam bem interessantes, o resultado final deixou a desejar. Ao menos o final brusco me lembrou os bons tempos de O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA. Boa parte do problema se deve ao roteiro cheio de falhas do filme, dos diálogos bobos e dos personagens mal construídos. Se bem que isso não é tão necessário em se tratando de filme de terror, mas ajudaria um pouco a compensar o talento perdido de Hooper.

O próximo episódio de MASTERS OF HORROR é FAMILY, dirigido por John Landis, autor do meu episódio favorito da primeira temporada (DEER WOMAN). Nesse, eu confio. Já estou com ele aqui devidamente baixado, só esperando que a turma providencie as legendas na internet. Depois do Landis, virão: Ernest R. Dickerson, Brad Anderson, John Carpenter, Dario Argento, Tom Holland, Joe Dante, Mick Garris, Peter Medak, Stuart Gordon, Rob Schmidt e Norio Tsuruta. Até o ano que vem, muita coisa boa vem por aí.

Nenhum comentário: