sábado, novembro 04, 2006

FANTASMAS A BORDO



Quando a gente tem pouco a falar sobre um filme e uma longa lista de títulos ainda não comentados, há a alternativa de juntar dois ou três títulos pra fazer a fila andar mais rápido. Tanto VISITORS (2003) quanto SUBMERSOS (2002) são filmes que lidam com fantasmas dentro de um transporte marítimo, seja ele um barco ou um submarino. Os dois títulos não chegaram a ter um resultado satisfatório pra mim, mas valem a espiada.

VISITORS - NAS PROFUNDEZAS DO MEDO (Visitors)

Dois motivos me fizeram comprar o DVD de VISITORS: Radha Mitchell, que eu considero a musa do ano, por causa de sua performance maravilhosa em TERROR EM SILENT HILL, e Richard Franklin, diretor de PSICOSE 2 (1983), cineasta que despertou a minha atenção há pouco tempo. Na verdade, teve uma outra razão pra eu ter comprado: o precinho camarada dos DVDs da Europa, que estão em promoção nas Americanas. Sobre Richard Franklin, é interessante notar o quanto esse filme e PSICOSE têm em comum. Ambos os filmes lidam com personagens que não sabem distinguir o que é real do que é imaginário. Em VISITORS, Radha Mitchell é uma iatista que consegue investimento para o seu projeto dos sonhos: dar a volta ao mundo em seu iate, sem a utilização dos motores, apenas do vento e das velas. Talvez por causa da privação do sono e do longo isolamento com as pessoas, ela começa a ver fantasmas. Alguns visitantes estranhos começam a aparecer em seu barco. Além das pessoas com quem ela falava via rádio, sua única companhia era um gato, que no filme funciona como uma espécie de consciência, de grilo falante da protagonista. Ao mesmo tempo, vemos flashbacks de momentos anteriores a sua partida e de um traumático acontecimento de sua infância. VISITORS é um terror psicológico que tem os seus bons momentos, mas se não fosse a presença radiante de Radha, iria passar batido fácil, fácil.

SUBMERSOS (Below)

Pra falar a verdade, já nem me lembro direito desse filme, de tanto tempo faz que eu vi. Faz uns quatro meses, acho. Na época que o filme chegou em DVD, eu perdi o tesão de ver por causa da enorme decepção gerada por A BATALHA DE RIDDICK (2004), continuação do bom ECLIPSE MORTAL (2000), de David Twohy. Até que tive razão em não ter alugado o filme, em ter deixado pra ver quando ele passasse na televisão. SUBMERSOS mistura dois gêneros: o filme de submarino e o filme de casa assombrada. A estória se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando a tripulação de um submarino tem que lidar com estranhos eventos que causam terror a bordo. Na falta do que falar sobre o filme, recomendo aqui dois filmaços de submarino que valem a pena ver: K-19: THE WIDOWMAKER, de Kathryn Bigelow, e U-571 - A BATALHA DO ATLÂNTICO, de Jonathan Mostow. SUBMERSOS foi gravado da Globo.

Nenhum comentário: