quinta-feira, novembro 23, 2006

MASTERS OF HORROR: SOUNDS LIKE



Depois do fraco THE V WORD, a expectativa era de melhorar com SOUNDS LIKE (2006), de Brad Anderson. E melhora. O problema é que ainda não apareceu um trabalho realmente excelente nessa segunda temporada de MASTERS OF HORROR. Mas vamos com calma, que a série começou agora.

SOUNDS LIKE é um filme perturbador que parece um episódio da série ALÉM DA IMAGINAÇÃO, bem como uma espécie de filme-irmão de CHOCOLATE, que Mick Garris dirigiu para a primeira temporada. É um filme que passa a impressão de ser bem dirigido, tem belas composições que privilegia o focar e o desfocar, uma fotografia fria que funciona sempre a favor, além de um trabalho de som muito bem cuidado. Pena que o final é um pouco previsível, lembrando o final de O HOMEM DOS OLHOS DE RAIO X, de Roger Corman, que é infinitamente melhor, claro.

Na trama de SOUNDS LIKE, um homem é amaldiçoado com uma super-audição que aos poucos vai lhe roubando o que sobrou de sua sanidade, já bastante avariada depois da morte do filho de seis anos. Sua esposa tenta engravidar novamente a fim de trazer um pouco de conforto espiritual para aquela triste casa. Mas à medida que os dias vão passando, essa super-audição vai tornando a sua vida insuportável. Um dos maiores méritos do filme é o interessante uso de câmera de alta definição para demonstrar cinematicamente os quadros de perturbação do personagem.

Pelos três filmes de terror de Anderson que eu vi - SESSION 9 (2001), O OPERÁRIO (2004) e SOUNDS LIKE -, pode-se perceber que o cineasta prefere apostar no mal interior, na ameaça que nasce da própria mente humana. Mesmo SESSION 9, que conta com fantasmas "de verdade", é um filme que aposta no terror psicológico. Sobre SESSION 9, falarei mais sobre ele futuramente. O protagonista de SOUNDS LIKE é Chris Bauer, conhecido de quem acompanhou a série THIRD WATCH na Warner - não é o meu caso. Bauer está no elenco de A CONQUISTA DA HONRA, de Clint Eastwood.

O próximo episódio de MASTERS OF HORROR será JOHN CARPENTER'S PRO-LIFE. Esse promete, hein!

Nenhum comentário: