sexta-feira, novembro 17, 2006

O DIABO PROVAVELMENTE (Le Diable Probablement)



"Niilismo. 1. Redução a nada; aniquilamento. 2. Descrença absoluta. 3. Doutrina segundo a qual nada existe de absoluto. 4. Doutrina segundo a qual não há verdade moral nem hierarquia de valores. 5. Doutrina segundo a qual só será possível o progresso da sociedade após a destruição do que socialmente existe." (Fonte: Dicionário Aurélio)

Se tem um filme que mais se aproxima do niilismo, este é O DIABO PROVAVELMENTE (1977), de Robert Bresson. Se nos títulos anteriores do diretor, esse sentimento (ou seja lá o que for) já estava bastante presente, é nesse filme que ele aparece em sua totalidade. Alguns outros personagens anteriores de Bresson já tinham esse desapego com a vida e uma atração pela morte (DIÁRIO DE UM PADRE, 1951; O PROCESSO DE JOANA D'ARC, 1962; MOUCHETTE, A VIRGEM POSSUÍDA, 1967), mas nenhum deles tinha a idéia fixa de cometer suicídio de forma tão intensa quanto o jovem Charles (Antoine Monnier). Para ele, a vida não tem sentido e o mundo é um lugar condenado pela crueldade humana.

Desde o começo do filme, já sabemos qual será o fim de Charles. Bresson já nos entrega o que acontecerá com o rapaz no primeiro fotograma. Só não sabemos como isso se dará. E é impressionante como Bresson não nos deixa prever o que virá a seguir, já que seus personagens agem de forma totalmente contrária ao que normalmente uma pessoa faria. Quando, por exemplo, uma moça dá carona a Charles e a Alberte, eles sequer a cumprimentam. Alberte entra direto pra dentro do apartamento, Charles apenas olha rapidamente para a moça, mas nada diz, e ela vai embora. São pequenos detalhes que se percebe e que dão ao filme certa estranheza que o torna difícil de se ver. Eu cheguei a rever a meia hora inicial do filme pra tentar entender melhor. E realmente funciona melhor na segunda vez, ainda que eu ainda confundisse as namoradas de Charles e seu amigo, Michel. Achei as atrizes parecidas e sem traços fortes que a distinguissem. E essa é apenas uma das dificuldades que a gente encontra nos filmes de Bresson. Quanto mais personagens tem, mais confuso eu fico. Vai ver que é por isso que os meus Bressons preferidos são O PROCESSO DE JOANA D'ARC e UM CONDENADO À MORTE ESCAPOU (1956), filmes que se concentram basicamente num único personagem.

Apesar de Bresson usar ângulos de câmera bem estranhos, preferindo às vezes nos mostrar os pés das pessoas no lugar de seus rostos, esse recurso não chega a ser tão constante e incômodo quanto em seu filme anterior, LANCELOT DU LAC (1974). Interessante que o título do filme surge de uma conversa num ônibus, quando dois passageiros falam do atual estado de destruição do mundo e um deles se pergunta quem é que está escarnecendo com a humanidade, ou levando-a a cometer tais crimes consigo mesma. E um deles diz, em tom de ironia: "o diabo, provavelmente".

O DIABO PROVAVELMENTE me lembrou um pouco O GOSTO DE CEREJA, de Abbas Kiarostami. Acho que por ser o único filme sobre a jornada de um homem em busca de seu próprio aniquilamento que eu havia visto anteriormente. Em certo sentido, o filme de Kiarostami ganha em profundidade por não dizer em momento algum qual a razão de o protagonista estar querendo morrer. No filme de Bresson, podemos encontrar um motivo, mas esse motivo não nos parece justo. Afinal, no que a morte de uma pessoa ajudará na melhora da sociedade? Mas esse é apenas um dos questionamentos que o filme provoca. Na cena em que Charles parte rumo ao seu destino final, ele chega a parar quando ouve uma música de Mozart. Como se, por alguns segundos, aquela música fosse um motivo para que ele permanecesse vivo. Por mais que se acredite que a atitude de Charles diante da impossibilidade da vida fosse de covardia e de desespero, há também que se considerar a sua atitude como sendo corajosa. Será que o nosso mundo ainda tem jeito?

P.S.: Alguém que viu o filme pode me dizer exatamente como é o final? A cópia que consegui em divx termina no exato momento em que Valetin executa o seu trabalho e sai correndo. Bem antes de completar os 95 minutos de duração que consta no IMDB.

Nenhum comentário: