quarta-feira, novembro 15, 2006

MASTERS OF HORROR: THE V WORD



Feriado é sempre bom, mas nesse de hoje a preguiça impera. Nenhum filme bom nos cinemas da cidade, nenhuma pré-estréia pra animar o dia. De bom, apenas o episódio de PRISON BREAK que eu vi há pouco. Foda, essa série. Mas hoje não é dia de falar de PRISON BREAK. Falemos de THE V WORD (2006), a estréia de Ernest R. Dickerson em MASTERS OF HORROR. Nunca vi nenhum trabalho desse diretor e pelo visto não estou perdendo grande coisa. Ao que parece, seu título mais conhecido como diretor é BONES - O ANJO DAS TREVAS (2001), estrelado pelo rapper Snoop Dogg e por Pam Grier. Ele costuma trabalhar sempre com atores negros e trabalhou como diretor de fotografia em alguns filmes de Spike Lee. Em THE V WORD, um dos protagonistas (Arjay Smith) é negro. Não deve ser coincidência.

O filme é fraco e tem diálogos horríveis. A culpa disso é de Mick Garris, que assinou o roteiro. Garris, aliás, mantém nessa segunda temporada o mesmo número da primeira: dois créditos como roteiro e um como diretor. Mas tudo bem, os diálogos ruins a gente finge que é culpa da burrice dos personagens e tenta relevar. Até porque tem um filme com adolescentes burros que eu adoro: OLHOS FAMINTOS, de Victor Salva. Pensando dessa maneira, dá pra assistir THE V WORD numa boa.

O melhor momento do filme é quando os dois rapazes estão na funerária e gera-se uma expectativa em torno do que vai acontecer. Outro ponto a favor do filme é a sanguinolência exagerada até pra um filme de vampiros. O vampiro que ataca Arjay Smith, por exemplo, rasga sua jugular e bebe o sangue que esguicha. Os vampiros de hoje em dia não têm mais a classe de um Bela Lugosi, que, aliás, aparece numa cena de DRÁCULA, de Tod Browning, numa tv. Já o personagem de Branden Nadon se assemelha ao Brad Pitt em ENTREVISTA COM O VAMPIRO. Ele rejeita a sua condição de vampiro pra não ter que matar ninguém. Michael Ironside é o vampirão-mor da trama.

É possível que o título "THE V WORD" seja uma brincadeira em cima de THE L WORD, série que mostra as aventuras de garotas que gostam de garotas na qual Dickerson dirigiu alguns episódios. O próximo filme da antologia é SOUNDS LIKE, de Brad Anderson. Ao menos, o diretor é melhor.

Nenhum comentário: