quarta-feira, janeiro 02, 2008

O ALBERGUE - PARTE II (Hostel: Part II)



Ainda não vi nenhum filme em 2008, mas comecei o ano - que os astrólogos dizem ser regido por Marte, o planeta da violência e das paixões - revendo O ALBERGUE - PARTE II (2007), de Eli Roth, dessa vez com comentários em áudio de Quentin Tarantino, Eli Roth e seu irmão, diretor de segunda unidade, Gabe Roth. Ver o filme comentado pelo Tarantino é uma diversão à parte, não tem preço. Realmente foi uma pena não terem exibido o filme nos cinemas, mas fiz muito bem em ter esperado pelo lançamento oficial em dvd, já que o filme está em widescreen e o disquinho ainda contém um monte de extras legais, como mais de meia hora de making of e uma visita a um museu de tortura da época da Inquisição. Aliás, nunca imaginei que o cinto de castidade fosse tão doloroso para a mulher. Além de ser de ferro, logo bastante incômodo, o objeto contém dentes afiados na abertura para a mulher urinar, sendo, portanto, muito fácil de ferir a sua vagina. A crueldade humana realmente não tem limites.

Mas quem for muito sensível à crueldade, deve passar longe dessa continuação de O ALBERGUE (2005), que fez sucesso o suficiente para ganhar uma seqüência, mais uma vez patrocinada pelo papa do pop da atualidade Quentin Tarantino. E é impressionante como Eli Roth e Tarantino têm uma cultura de filmes parecida, ainda que Roth tenha nascido só alguns meses antes de mim, sendo, portanto, muito jovem. ;) Assim como Tarantino, Roth é fã do "cinema extremo" italiano, o que inclui, é claro, Ruggero Deodato e o seu cultuado CANNIBAL HOLOCAUST. Se o primeiro filme trazia Takashi Miike como convidado especial, é Deodato o principal convidado especial da seqüência, que não é apenas mais do mesmo em relação ao original, mas uma visão do ponto de vista dos torturadores. E dos torturados também. Torturadas, no caso.

São três as protagonistas do filme: uma bela morena (Lauren German), uma loira gostosa (Bijou Phillips) e a freak da turma, interpretada por Heather Matarazzo, a sofrida adolescente de BEM VINDO À CASA DE BONECAS, de Tod Solondz. Não é preciso ser nenhum gênio para saber que as três serão vítimas potenciais dos assassinos e a morte de Heather é a mais marcante. Confesso que achei ao mesmo tempo excitante - no sentido "paudurescente" do termo, mesmo - e aterrorizante a seqüência de tortura e morte dela. Isso serve para mostrar o quanto o espectador também pode ser um pouco sádico, senão, filmes como esse não existiriam. Quanto aos personagens dos torturadores, durante boa parte do filme, dá pra simpatizar com um deles, o que mais "amarela" e se pergunta o que está fazendo naquele lugar.

Outros convidados especiais do filme são Edwige Fenech, estrela de vários gialli e comédias eróticas italianas e que saiu de sua aposentadoria só para participar do filme, e Luc Merenda, astro de alguns westerns spaghetti e filmes policiais e que protagonizou uma das principais obras homenageadas em O ALBERGUE - PARTE II, o horror TORSO (1973), de Sergio Martino. E de tanto Roth e Tarantino falarem desse filme de Martino no comentário em áudio, eu fiquei curioso e fui logo tratar de baixar. Tarantino diz que Merenda se parecia muito com Anthony Steffen e que ele mal sabia diferenciar um do outro. Outra curiosidade que eu repasso aqui do comentário em áudio é a respeito da mania que Tarantino tem de fazer edição de filmes dos outros. Ele fez, por exemplo, ROCKY, O LUTADOR e ROCKY II parecerem um único filme, juntando o final de um com o começo do outro. Ele falou isso quando comentou que daria para fazer um único filme juntando os dois "Albergues".

Outra vantagem de ver o filme em dvd e não naquela cópia horrorosa disponibilizada na internet é notar o quanto Roth faz um belo trabalho de iluminação e de construção cênica, seja nas cenas do trem, seja na cena da piscina filmada na Islândia e até mesmo no lugar onde acontecem as torturas e as mortes. Tirando a cena da Lagoa Azul, na Islândia, o filme foi todo filmado em Praga. E o trailer falso "Thanksgiven", dirigido por Roth para o projeto GRINDHOUSE, foi feito com o elenco de O ALBERGUE - PARTE II. Aliás, Roth mandou bem nesse trailer, hein!

Nenhum comentário: