sábado, maio 30, 2020

AMOR MAIOR QUE A VIDA (Waking the Dead)

Adoro escrever textos a partir de estudos sobre cinema em livros e revistas, tomando conhecimento de coisas novas e excitantes sobre os filmes e seus autores. Mas é também muito agradável não ter que me apegar a artigos ou entrevistas e fazer um texto mais memorialístico e livre, mais apegado à minha relação de proximidade com o filme ou com o artista.

Fui checar se já havia escrito sobre o filme no blog e até tem um texto bem pequeno, de quando aluguei o VHS de AMOR MAIOR QUE A VIDA (2000) quando estava me recuperando de uma cirurgia de retirada das amígdalas. Isso foi no início de 2003. Meu interesse pelo filme veio através do amigo Renato Doho, que costumava até citar uma frase em suas assinaturas nos e-mails nas saudosas listas de discussão. A referida frase é dita pela personagem de Jennifer Connelly: "Sometimes meaningless gestures are all we have".

E tenho que confessar uma coisa: o meu interesse nesta revisão foi principalmente para rever a beleza no estado mais sublime e mais pleno de Connelly. Claro que ela sempre foi linda. Desde criança, com ERA UMA VEZ NA AMÉRICA já era um exemplo de beleza que se igualava ou até superava à de Brooke Shields, para citar uma estrela que começou muito cedo. Mas era uma criança. Como mulher, ela atingiu esse auge na virada do milênio. E AMOR MAIOR QUE A VIDA captura este momento. Lembrando que eu tenho essa coisa de querer ver ou rever filmes pela beleza das atrizes. De vez em quando pego pra rever um trabalho com a Demi Moore, por exemplo. É mais para ficar admirando, contemplando, mesmo.

No caso de Connelly em AMOR MAIOR QUE A VIDA, ela nem precisou se esforçar muito para que nos apaixonássemos por sua personagem. No momento em que o personagem de Billy Crudup chega para visitar um amigo em seu escritório e dá de cara com aquela secretária maravilhosamente linda, simpática e atenciosa, todo o jeito um tanto paspalho de ele querer chamar sua atenção se justifica.

Mas Sarah Williams, o nome da personagem de Connelly, é apaixonante não apenas pela beleza. Ela tem um interesse muito forte pelos direitos humanos. Como a história se passa no início dos anos 1970, quando a Guerra no Vietnã ainda estava rolando, o contexto histórico de maior crítica à política norte-americana estava presente. E em 1973 houve o golpe de Estado que depôs Salvador Allende, no Chile. E é lá que ela vai desaparecer da vida do protagonista e passar a viver apenas em suas memórias. A notícia da morte de Sarah ocorre logo no início do filme. A partir de então, passa a haver um revezamento entre a vida com Sarah e a pós-Sarah, com o personagem de Crudup em sua escalada para chegar a senador da república.

Eu sinto falta da presença de Sarah Williams. Quando ela aparece o filme traz novamente aquele ar de paixão intensa. Como ambos os personagens estão muito seguros do que desejam para suas vidas políticas, ainda que seguindo por caminhos distintos, isso acaba por separá-los um pouco, o que muito aflige o protagonista, que desejaria ter aquela mulher só para si, não ter que dividi-la com seu trabalho na igreja e em causas humanitárias.

Gosto muito de quando o filme traz a personagem de Sarah de volta, como uma espécie de fantasma assombrando o jovem político. Não assombrando no sentido de filme de horror. Ao contrário, ele, mesmo achando que poderia estar enlouquecendo, sente-se feliz em estar em contato novamente com Sarah, ouvindo vozes dela. E o momento de reencontro, ainda que ganhe ares de sonho, é de uma beleza que compensa algumas irregularidades de ritmo e de força do filme.

O diretor Keith Gordon hoje em dia ganha a vida dirigindo episódios de séries de televisão. Algumas delas eu gosto muito, como HOMELAND (2013-2020), FARGO (2015-2017) e THE KILLING (2011-2013). Mas antes deste filme ele havia dirigido um longa muito bom estrelado por Nick Nolte e Sheryl Lee, que aqui no Brasil se chamou VÍTIMA DO PASSADO (1996). Pena não ter vingado no cinema como autor.

+ TRÊS FILMES

DE ENCONTRO COM A VIDA (Mein Blind Date mit dem Leben)

É difícil comprar a história do cara cego que quer trabalhar em um hotel servindo mesas, inclusive, mas quando a coisa parecia uma espécie de Mr. Magoo em live action. Depois ela muda para algo mais dramático, o que não melhora muito, mas fica mais respeitador com os deficientes visuais, ao menos. E qual o problema desse pessoal que bota nome de filme pra gente se esquecer logo, hein? Podiam botar algo que lembrasse blind date, como o título alemão, sei lá. Direção: Marc Rothemund. Ano: 2017.

AMANTE POR UM DIA (L'Amant d'un Jour)

É certamente um filme pequeno de Philippe Garrel, mas talvez seja um filme grande disfarçado de pequeno, não sei. O despojamento é proposital e todas as cenas são hipnotizantes. Adorei a atriz que faz a namorada do professor, Louise Chevillotte. Sem falar que é um privilégio entrar num cinema para ver um novo Garrel. Ano: 2017.

ESPLENDOR (Hikari)

Baita filme bonito sobre a perda. Tem uma sensibilidade à flor da pele que contagia, tanto a personagem da moça que trabalha fazendo audiodescrição para cegos, quanto do sujeito que está ficando cego e se apega ao que lhe resta. Eu me senti ao mesmo tempo tão grato, por estar vendo aquelas imagens lindas e por ter o cinema como um porto seguro para o coração, que até me senti mal por haver pessoas que não conseguem ver. Direção: Naomi Kawase. Ano: 2017.

Nenhum comentário: