quarta-feira, setembro 20, 2006

PAUL McGUIGAN EM TRÊS FILMES



De vez em quando acontece de eu me interessar pela obra de um diretor, tendo visto apenas um único filme dele. Pode ser bobagem, já que existem diretores que só tem no currículo um só filme de respeito, sendo que o restante seria de filmes medíocres. O escocês Paul McGuigan me chamou a atenção quando eu assisti PAIXÃO À FLOR DA PELE (2004), belíssimo filme romântico que lida com conspirações do destino e Lei de Murphy. Ao menos, foi assim que eu o vi. Esse foi o primeiro trabalho dele em Hollywood e pra mim continua sendo, de longe, o seu melhor filme. No último final de semana estreou XEQUE-MATE (2006), com um elenco estelar e a retomada da parceria com o jovem ator Josh Hartnett. Aproveitando a estréia do novo filme, peguei pra ver mais dois filmes de McGuigan. Abaixo, o velho esquema curto e grosso, rápido e rasteiro.

OS GÂNGSTERS (Gangster No. 1)

O que mais me chamou a atenção nesse filme foi o desempenho de Paul Bettany. Não tinha percebido o quanto ele é bom, o quanto ele é mal aproveitado nos filmes. Em OS GÂNGSTERS (2000), Bettany é um jovem gângster de espírito maligno que não hesita em matar e matar para atingir os seus objetivos. Malcom McDowell é o mesmo gângster, só que mais velho. Ele que narra a estória e aparece apenas no começo e no final. Impressionante como o filme cai quando McDowell retorna. Se o diretor tivesse excluído McDowell e colocado algum tipo de maquiagem para envelhecer Bettany, como fizeram com David Thewlis, com certeza teríamos um resultado melhor. Impressionante a expressão diabólica de Bettany em vários momentos do filme. Nesse filme, McGuigan já demonstrava um certo apuro visual que se tornaria evidente nos trabalhos posteriores. Gravado da Globo.

CRIME DE PAIXÃO (The Reckoning)

O diretor gostou tanto do trabalho de Bettany que recrutou o ator para protagonizar CRIME DE PAIXÃO (2003), filme que se passa na Idade Média e que conta também com Willem Dafoe. Suspeito que Bettany foi chamado para fazer O CÓDIGO DA VINCI depois que os executivos o viram nesse filme, já que o figurino usado por ele é bastante parecido nos dois filmes. O maior problema desse filme é a estória, pouco envolvente. Na trama, Bettany é um padre fugitivo que ingressa num grupo circense. O grupo alcança visibilidade numa vila quando decide encenar um controverso assassinato. Também no elenco, Vincent Cassel. Visto em DVD.

XEQUE-MATE (Lucky Number Slevin / Lucky # Slevin / Lucky Number S7evin)

Com um elenco de peso desses, bem que XEQUE-MATE podia ter sido melhor vendido pela distribuidora. Além de Josh Hartnett, o filme conta com Bruce Willis, Lucy Liu, Morgan Freeman, Ben Kingsley e Stanley Tucci. Josh Hartnett é um rapaz que se envolve com dois chefões do crime depois de ter sido confundido com outra pessoa. A estória é intrincada, mas é bem divertida de acompanhar. É o caso de filme onde nada é o que parece. Lucy Liu está uma graça como o interesse amoroso do protagonista. Mas no geral, não tenho muito o que dizer sobre o filme. É o tipo de diversão escapista tão fácil de ver quanto de esquecer. Visto em divx.

P.S.: Tem coluna nova no CCR, abordando o tema da memória.

Nenhum comentário: