segunda-feira, setembro 18, 2006

ABISMO DO MEDO (The Descent)



Pra quem estava reclamando da qualidade dos recentes exemplares do gênero horror, eis que chega às telas brasileiras ABISMO DO MEDO (2005), filme contra-indicado pra quem tem problema de claustrofobia mas indicado a todos que querem ver um ótimo filme. A direção é do inglês Neil Marshall, que já havia renovado o subgênero "filme de lobisomem" com o eficiente DOG SOLDIERS - CÃES DE CAÇA (2002). Com ABISMO DO MEDO, Marshall passa imediatamente à categoria de mestre do gênero. O melhor é ver o filme sabendo o menos possível sobre a trama, para que as surpresas e os sustos funcionem com força total. O fato de ABISMO DO MEDO ser totalmente estrelado por mulheres dá um sabor especial ao filme, principalmente por causa do fator 'fragilidade'.

Na trama, um grupo de seis mulheres vai a um passeio um pouco incomum: explorar uma caverna nas Montanhas Apalaches nos Estados Unidos. Só depois que elas ficam presas, após um soterramento, é que uma delas avisa que o local era inexplorado, para desespero do grupo. Como se não bastasse o horror de se sentir enterrado vivo naquele lugar, há perigos ainda mais assustadores à espreita. Embora as criaturas que habitam a caverna demorem um bocado para aparecer, ABISMO DO MEDO já se assume como filme de horror no prólogo, que mostra o acidente violento que mata o marido e a filha de uma delas. Além do mais, quando as seis partem em seus carros para a aventura, a câmera vista do alto e a trilha sonora em tom de mistério já prenunciam que algo de perturbador está prestes a acontecer.

Até aí nada de original. Quase todos os filmes de horror que lidam com viagens a lugares estranhos são assim. Mas o que diferencia ABISMO DO MEDO do grosso do gênero é a competência do diretor em criar um clima tenso e realmente assustador. O som que as criaturas emitem parece um grunhido de porco - quem já viu um porco sendo esfolado sabe o quanto isso é perturbador - e os efeitos especiais e de maquiagem também são outro ponto forte. Nem dá pra perceber se há utilização de CGI. Como a fotografia privilegia a escuridão, deu pra disfarçar qualquer possível imperfeição nos efeitos. Mas o maior destaque é mesmo o final, que eu não vou contar aqui, claro, mas fecha com chave de ouro esse belo filme. Queria saber como é o final alternativo, exibido nos cinemas americanos. ABISMO DO MEDO disputa a minha preferência o título de melhor filme de terror do ano, junto com ESPÍRITOS - A MORTE ESTÁ AO SEU LADO e QUANDO UM ESTRANHO CHAMA.