segunda-feira, setembro 11, 2006

GALANTE E SANGUINÁRIO (3:10 to Yuma)



Faleceu no dia 30 de agosto último Glenn Ford, protagonista de GALANTE E SANGUINÁRIO (1957). Quando passei na locadora e vi o DVD do filme não pensei duas vezes e peguei logo pra assistir. A lista de melhores westerns americanos que o Carlão Reichenbach postou em seu blog ajudou a dar um empurrãozinho. Na verdade, aluguei o filme menos pelo Glenn Ford e mais pela direção de Delmer Daves, que eu conhecia apenas do excelente FLECHAS DE FOGO (1950). Quanto a Glenn Ford, nunca tinha reparado o quanto ele era um ator brilhante. Em GALANTE E SANGUINÁRIO, Ford faz o papel de um fora-da-lei cheio de magnetismo que conquista a todos com sua lábia e inteligência. Ford parece um misto de cavalheiro com assassino frio. Já o good guy do filme, o camponês interpretado por Van Heflin, em nenhum momento se equipara ao personagem de Ford. Ele é até meio burro e facilmente influenciável. É mais uma subversão de Daves, que já havia tomado partido dos índios quando isso ainda não era moda no seu FLECHAS DE FOGO.

GALANTE E SANGUINÁRIO é um misto de western com suspense, herdeiro de MATAR OU MORRER, de Fred Zinnemann. O filme de Daves não usa o recurso do tempo real, mas é muito mais elegante que o filme de Zinnemann, que parece mais western pra quem não gosta de western. GALANTE E SANGUINÁRIO já presta mais tributo ao gênero e tem um lirismo que emociona, especialmente durante a primeira metade, quando o filme ainda não se assume como um suspense. Nessa primeira parte, Glenn Ford vai com seu bando até um bar e conquista a atendente do saloon com seu charme. A música, a cargo de George Duning, é mais presente nessa primeira parte. Assim que o nosso herói, digo o nosso vilão, é capturado, a música quase que desaparece do filme, dando lugar a uma trilha sonora mais convencional de suspense. Por isso, gosto mais da primeira parte.

GALANTE E SANGUINÁRIO é baseado numa novela de Elmore Leonard. Na trama, o bando de Glenn Ford assalta uma carroça que carrega um carregamento de ouro. O cocheiro tenta reagir, leva um tiro e morre. Entre o grupo dos assaltados está Van Heflin com seus dois filhos pequenos. Pra não levar nenhum tiro, ele não reage aos bandidos, entregando até mesmo o cavalo a eles. Ao chegar em casa, a esposa dá a entender que ele deveria ter feito alguma coisa. Movido pela vergonha de ser conhecido como covarde, ele ajuda o xerife da cidade a capturar o líder do bando, que estava passando um tempo no saloon.

Atualmente, um remake do filme está sendo rodado, sob direção de James Mangold. Russell Crowe já está confirmado para interpretar o galante bandido. Para o papel do camponês, tudo indica que será Christian Bale. Vai ser um desafio e tanto para Crowe fazer um papel interpretado de maneira tão brilhante por Glenn Ford. Vamos ver como ele vai se sair.

Nenhum comentário: