sexta-feira, setembro 01, 2006

DOIS ANIMES



Sexta-feira é o dia em que eu tenho mais preguiça de atualizar o blog. Provavelmente por causa do cansaço acumulado ao longo da semana, das baterias precisando de recarregar. Devido ao pouco tempo para ver filmes, o estoque de títulos está se acabando. E também devido ao pouco tempo, esses dias resolvi pegar pra ver dois pequenos animes de curta duração entre os vários que o amigo Marcelo Reis me enviou num DVD-R. São filmes que enganam, parecendo infantis, mas que tratam de assuntos bem sombrios, além de possuírem uma narrativa bastante sofisticada.

CAT SOUP (Nekojiru-so)

Talvez o desenho mais delirante que eu já vi. O problema é que não foi o tempo todo que eu embarquei na viagem, tendo me dispersado em alguns momentos. Mas nada que uma revisão não possa ajudar. Os personagens do filme são gatinhos com uma aparência da Hello Kitty. Acho bem difícil falar da trama, já que não há realmente um plot no sentido tradicional. Pode-se dizer que é um desenho surrealista - em alguns momentos até lembrei de A MONTANHA SAGRADA, do Jodorowski. Pelo que consta nas sinopses, inclusive a do site Animehaus , é que CAT SOUP (2001) trata de um gatinho branco que tenta livrar a sua irmã dos braços da morte. Alguns dos momentos mais delirantes: o surgimento do elefante d'água, a cena do porco sendo fatiado ainda vivo para servir de almoço e os samurais cortando um peixe com suas espadas. Os diálogos não podem ser compreendidos e sempre que os personagens falam aparecem balões como nos mangás. Aliás, CAT SOUP foi baseado num mangá. Engraçado que agora me bateu uma vontade de rever o filme. Direção: Tatsuo Sato.

KAKUREMBO: HIDE AND SEEK (Kakurembo)

Esse é um anime que apresenta uma temática mais japonesa, com aqueles demônios que aparecem no folclore nipônico. Os personagens de KAKUREMBO: HIDE AND SEEK (2005) são garotos que usam máscaras para brincar de um "esconde-esconde" perigoso. Algumas das crianças que brincam à noite estão desaparecendo misteriosamente. Um dos meninos resolve participar da brincadeira, com o objetivo de procurar pela irmã desaparecida. Cada um dos meninos tem uma razão particular para participar da brincadeira. O visual de KAKUREMBO é bastante caprichado, mas também é o tipo de filme que pode confundir um pouco, principalmente pelo fato de os personagens estarem o tempo todo de máscara. Por isso mesmo, uma revisão é indicada. KAKUREMBO ganhou o prêmio de melhor curta-metragem no Fantasia Film Festival de 2005. Direção: Syuhei Morita.

Agradecimentos a Marcelo Reis.

Nenhum comentário: