sábado, outubro 13, 2012

TOTALMENTE INOCENTES



Aproveitando que eu estou meio ranzinza, mesmo estando numa casa de praia, não esqueço o blog e os filmes. Aproveito a internet de um amigo para atualizar o espaço com um filme que não merece muito o nosso apreço, a comédia paródica TOTALMENTE INOCENTES (2012), estreia de Rodrigo Bittencourt na direção. O filme pretende ser moderno, além de querer se vender também como a primeira paródia brasileira, a exemplo do que é feito nos Estados Unidos, com filmes como TODO MUNDO EM PÂNICO. A intenção de TOTALMENTE INOCENTES é parodiar os chamados "favela movies", como CIDADE DE DEUS e TROPA DE ELITE. Mas acaba também fazendo uma citação ao clássico A RAINHA DIABA, já que o primeiro dono da boca de fumo no filme é um homossexual bem afetado, mas que também sabe quando é o momento de mostrar o seu lado mais viril.

O filme é uma grande bobagem que já desagrada desde o começo, por mais que possamos imaginar que um filme como esse é inofensivo. Tenho minhas dúvidas quanto a isso. Um filme como esse e provavelmente também o que está sendo exibido atualmente, ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE, são muito danosos para o cinema brasileiro. Se a resposta do público é positiva é porque eles estão mal acostumados com produções para cinema com cara de produções televisivas. E da pior safra, já que nunca a televisão brasileira aberta esteve tão ruim. Assim, casos como o de TROPA DE ELITE e sua continuação acabam sendo exceções, por serem produções de qualidade que alcançaram o grande público.

Na trama, se é que vale a pena falar, há um garoto do morro que é apaixonado por uma moça da mesma comunidade (Mariana Rios), tida como a princesinha do morro e desejada pelo líder da boca de fumo da área, vivido por Fábio Porchat. Fábio Assunção é um repórter atrapalhado que está querendo sair de férias, mas que só as receberá por sua chefe (Ingrid Guimarães, no papel de uma mulher que gosta de mulher) se conseguir uma matéria boa sobre a situação hostil no morro.

Que nem é mostrada de maneira tão hostil assim (apesar das armas), já que o filme é também feito para agradar uma audiência infantil. Nem dá para imaginar que esse filme tenha conseguido o tanto de bilheteria que conseguiu, sendo tão bobo e mal realizado. As piadas não têm graça, os efeitos especiais para deixar o filme estiloso só o tornam pior, e o roteiro e as atuações são constrangedoras. Não recomendaria este filme para ninguém, mas parece que outras pessoas andaram recomendando. Infelizmente. Será que é este mesmo o cinema que o povo brasileiro quer ver nas telas?

Nenhum comentário: