domingo, outubro 14, 2012

A VOLTA DOS MORTOS-VIVOS (The Return of the Living Dead)



Quem teve a oportunidade de ver na televisão – ou, melhor ainda, no cinema -, nos anos 1980, A VOLTA DOS MORTOS VIVOS (1985) com certeza deve lembrar com carinho deste que é um dos melhores e mais divertidos filmes de zumbis até hoje realizados. Dirigido por Dan O'Bannon, que havia escrito o roteiro de ALIEN – O 8° PASSAGEIRO (1979), o filme, como vários tantos que foram influenciados pelo clássico de George A. Romero, A NOITE DOS MORTOS VIVOS, presta tributo à obra, mas também brinca com a possibilidade de o filme de Romero ter sido inspirado em fatos reais que não foram divulgados pela imprensa por serem confidenciais para o exército americano.

Ao contrário do pai dos zumbis modernos, O'Bannon procura dar uma explicação para o aparecimento dos desmortos. E mais: as regras também mudam: diferente do tradicional tiro no cérebro que dá cabo dos mortos-vivos, os zumbis de A VOLTA DOS MORTOS-VIVOS não morrem nem mesmo quando são esquartejados. E uma solução encontrada para dar fim ao corpo esquartejado de um deles acaba desencadeando uma situação ainda pior.

Embora seja tratado com muito bom humor e até leveza, com um andamento narrativo que é uma delícia e uma trilha sonora punk rock que torna o filme ainda mais gostoso, outro motivo fundamental para não esquecer o filme é a punkzinha que fica pelada no cemitério e que até hoje deve habitar a memória afetiva de muitos espectadores que o viram em sua adolescência. Na trama, ela faz parte de um grupo de punks de butique que, para passar o tempo enquanto esperam um amigo, resolvem dar um pulinho no cemitério da cidade.

Muito bom rever o filme, agora em sua janela correta e com som 5.1 e constatar que ele continua tão bom e divertido quanto na época de sua exibição nos cinemas (ou na televisão). Vemos o quanto a produção foi transgressora, principalmente se a compararmos com o ar de reverência que tantos filmes, séries e quadrinhos continuam tratando as regras criadas por Romero para os zumbis.

Nenhum comentário: