quarta-feira, outubro 24, 2012

O SEGREDO DA CABANA (The Cabin in the Woods)



Eu adoro ver filme no cinema. E faço questão de ver na salinha escura aqueles que eu mais aguardo, mesmo quando eles já existem para download em excelente qualidade na rede. Eu fui um dos poucos que esperou por À PROVA DE MORTE, do Tarantino, no cinema. Foi quase uma prova de fé e paciência. Lembro que houve uma mobilização entre blogueiros para que o filme chegasse às salas e a distribuidora não dizia de uma vez se iria ou não lançá-lo direto em DVD. Até que resolveram lançar, em poucas e porcas cópias. No fim das contas, ao chegar em casa, eu preferi revê-lo, pois a cópia digital estava mutilada.

Todo esse prólogo é para falar do quanto eu esperei por O SEGREDO DA CABANA (2011). Não foi tanto quanto o filme do Tarantino, claro, mas desde o ano passado que existe um burburinho em torno do filme entre fãs de cinema de horror. E a Universal, que estava com ele programado para o dia 2 de novembro deu pra trás e resolver mandar tirar os trailers e cartazes de todos os cinemas. Ainda não li nenhum comunicado oficial, mas é o que dizem os amigos que têm mais contato com essas distribuidoras. Se ainda havia dúvida, ela foi sanada com a saída do filme do calendário do site Filme B.

Então, fui de torrent. Dei preferência a um arquivo mkv em 720p com áudio 5.1. Não é tão gostoso quanto no cinema, mas foi o melhor que eu pude fazer para simular uma sessão. Tanto é que não quis ver o filme depois da meia-noite, pois sabia que o barulho poderia incomodar os vizinhos. E o filme é isso tudo que dizem mesmo? Creio que sim, embora tenha lido rapidamente comentários diversos a respeito. Só acho que a Universal perdeu a oportunidade de lançar o que poderia ser o melhor filme de horror do ano.

O SEGREDO DA CABANA é filme de diretor estreante (Drew Goddard), mas o sujeito é quase um veterano em roteiros, tendo colaborado em séries como BUFFY – A CAÇA-VAMPIROS, ANGEL, ALIAS e LOST. Faz todo o sentido ver o seu nome relacionado a essas séries, junto com o amigo Joss Whedon, que colaborou no roteiro e que tornou os diálogos simples e eficientes.

O SEGREDO DA CABANA une o tradicional filme de jovens indo passar um fim de semana numa cabana isolada e vendo-se diante de situações aterrorizantes - que remete principalmente a EVIL DEAD – e algo mecânico ou eletrônico, que justapõe com o lado sobrenatural. Quem viu LOST sabe muito bem como é. Mas a vantagem do filme é que ele é redondinho. Os personagens, se são estereótipos, é porque deveriam mesmo ser. E ainda assim gostamos da turma. E sabemos que boa parte deles serão mortos ao longo do filme.

Dos atores jovens, o único realmente conhecido é Chris Hemsworth, que ficou famoso como o Thor. Mas lá do outro lado dos controles, temos Richard Jenkins e uma atriz bem conhecida que aparece no final e que eu imagino que não seja boa ideia dizer quem é. Afinal, é para ser uma surpresa. No mais, é filme de sustos, de gore, de surpresas, de monstros, de zumbis, de fantasmas, de jovens querendo namorar, de pessoas más e de reality show. Só isso já é muita coisa para um filme de uma hora e meia. Mas Goddard consegue pegar essa salada de opções e fazer um belo trabalho.

Nenhum comentário: