quarta-feira, outubro 03, 2012

A DIFÍCIL ARTE DE AMAR (Heartburn)



Fui atrás deste filme na época que a diretora e roteirista Nora Ephron faleceu, em junho passado. Mas acabei vendo uns trechos do filme e me desanimando. Resultado: só acabei de vê-lo na semana passada. Não é dos melhores trabalhos de Mike Nichols, mas conta com uma dupla de peso: Jack Nicholson e Meryl Streep. Pena que isso não garante o pleno sucesso de um filme. Lembro que quando a Globo exibia propaganda do filme em sua programação o que mais me chamava atenção era a canção de Carly Simon, “Coming round again". Ainda acho uma bela balada, por mais que tenha ficado bem a cara dos anos 80. E o diretor e sua equipe sabiam do potencial da canção. Tanto que a exploram bastante.

A DIFÍCIL ARTE DE AMAR (1986) mostra o auge e a queda de um casamento. O filme já começa com o casal vivido por Nicholson e Streep se conhecendo numa cerimônia de casamento. Na época, eles já tinham aquela aparência de pessoas de meia idade, principalmente Nicholson, mas acredito que naquele tempo havia mais filmes com atores mais velhos em dramas sobre relacionamentos e em comédias românticas do que hoje. Até na televisão brasileira era assim, que eu lembre.

O filme foi feito a partir de uma autobiografia de Norah Ephron. Então, muito do que é apresentado aconteceu em sua vida, embora naturalmente os roteiristas devam ter mexido em algumas coisas. É um filme que talvez tenha como principal problema o fato de não ter nada de mais em sua história. Os diálogos são bons, mas o andamento é capenga. Falta aos personagens mais carisma. Mike Nichols, por melhor que seja, não é um cineasta da forma. Ele precisa do conteúdo para fazer um bom filme.

No elenco de apoio, o que mais chama atenção hoje é a participação do jovem Kevin Spacey no papel de um ladrão. Foi sua estreia no cinema. Demoraria alguns anos para ele atingir o estrelato com OS SUSPEITOS, de Bryan Singer.

Um Top 5 Mike Nichols

1. ÂNSIA DE AMAR (1971)
2. A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM (1967)
3. CLOSER - PERTO DEMAIS (2004)
4. QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF? (1966)
5. UMA LIÇÃO DE VIDA (2001)

Nenhum comentário: