quarta-feira, março 07, 2012

EM ROTA DE COLISÃO (Stuck)



Uma pena que um cineasta tão talentoso como Stuart Gordon tenha demorado tanto a fazer novos filmes. Trata-se de um dos melhores diretores de horror dos anos 1980 e um dos que melhor resistiram à passagem do tempo. Assim como vários de seus colegas de época, ele tem feito bem poucos trabalhos nos últimos anos. EM ROTA DE COLISÃO (2007), que saiu direto em vídeo no Brasil, foi realizado entre suas contribuições para duas séries-antologias de horror para a tv, MASTERS OF HORROR, que durou duas temporadas, e FEAR ITSELF, que durou apenas uma.

Os trabalhos que ele fez para essas duas séries são bem melhores do que os que a maioria dirigiu. São eles: SONHOS NA CASA DA BRUXA (2005), THE BLACK CAT (2007) e EATER (2008). Os três pequenos filmes lidam com o sobrenatural, algo com que ele mexe com muita propriedade desde o início de sua carreira. Porém, seus últimos filmes para cinema, TRATAMENTO DE CHOQUE (2003), SUBMUNDO (2005) e este EM ROTA DE COLISÃO são mais thrillers psicológicos. Não deixa de ser interessante essa nova escolha, que parecia apontar novos caminhos para seu cinema. E vale dizer que os três filmes são ótimos.

EM ROTA DE COLISÃO mostra duas vidas que se cruzam através de um atropelamento. Há a enfermeira vivida por Mena Suvari que está prestes a receber uma promoção no emprego e um sujeito que se encontra no fundo do poço, sem conseguir emprego e se transformando num pária, vivido por Stephen Rea. Ele, não podendo dormir no banco da praça, sai pela rua com um carrinho de supermercado e é atingido pelo carro dela, que dirigia distraída e sob efeito de drogas. No impacto, o corpo do homem atravessa, até a metade, o para-brisa do veículo. Ela fica completamente apavorada, sem saber o que fazer com aquele homem ferido, mas ainda vivo, em seu carro. E com medo de ir presa e prejudicar o seu emprego, comete a pior das opções: esconde o pobre sujeito ainda entalado na garagem de sua casa.

O filme causa certo mal estar, pois a personagem de Suvari incomoda ao fazer uma bobagem atrás da outra, inclusive ao tentar "por a sujeira por debaixo do tapete", enquanto o coitado que já estava na pior, só quer sair dali com vida. A direção de Gordon mantém a tensão constante até o fim e é difícil desgrudar os olhos da tela. Dizem que o filme é baseado em uma história real.

Acabei vendo EM ROTA DE COLISÃO por uma indicação indireta de Heráclito Maia, que o colocou entre os seus dez favoritos no período de 2007 a 2011, em seu novo blog.

Nenhum comentário: