sábado, março 17, 2012

O PORTO (Le Havre)



A França tem servido de abrigo para vários cineastas talentosos de outras nacionalidades, emprestando não apenas o país, mas também a língua. E por mais que o cinema americano tenha se tornado mais próximo de nós, há uma aproximação também com a França, uma espécie de familiaridade que já dura mais de um século. Assim, da mesma maneira que Abbas Kiarostami (com CÓPIA FIEL) e Hou Hsiao-Hsien (com A VIAGEM DO BALÃO VERMELHO) encontraram na França um lar para seus belos filmes, o finlandês Aki Kaurismäki utilizou as locações da cidade portuária de Le Havre para nos trazer uma comovente história em tom de fábula de um homem humilde que ajuda um garoto africano, foragido de um caminhão carregado de imigrantes ilegais.

Em O PORTO (2011), André Wilms é Marcel Marx, um engraxate que sua para conseguir um dinheirinho para entregar a sua amável esposa, que recentemente descobre que tem câncer. Marx, apesar de dever dinheiro nas quitandas e bares da vizinhança, é uma pessoa muito querida. E se torna mais ainda quando abriga o jovem foragido Idrissa. Com a polícia em seu encalço e com pessoas o denunciando, como é o caso do velho interpretado por Jean-Pierre Léaud, sua vida se torna uma aventura, mas ao mesmo tempo é uma maneira de suprir um pouco a falta da esposa, em tratamento contra a doença no hospital.

O filme, apesar de não apelar nunca para o melodrama, o que não parece ser nada do feitio do diretor de O HOMEM SEM PASSADO (2002), traz momentos especialmente ternos, principalmente os da tentativa de Marx de embarcar o garoto para a Inglaterra. Muito da beleza do filme está na simplicidade da narrativa, da maneira pouco convencional que Kaurismäki a conta, e no modo como os personagens se comportam diante da vida, ao mesmo tempo lutando pelo que acreditam, mas também aceitando o que pode vir a ocorrer, com uma certa maturidade de espírito. É como se Kaurismäki tivesse esboçado muito de sua experiência em cada um daqueles personagens para construir a sua fábula sobre a beleza da vida e sobre o amor ao próximo e ainda tratar de um tema tão espinhoso como a imigração.

Nenhum comentário: