quinta-feira, março 08, 2012

JOHNNY GUITAR



Não que eu duvidasse que minha peregrinação pelo cinema de Nicholas Ray não trouxesse grandes e admiráveis filmes, mas de vez em quando a gente é surpreendido. E mais ainda quando se trata de uma revisão, já que eu cheguei a alugar o vhs de JOHNNY GUITAR (1954) muito tempo atrás e nem tinha gostado tanto quanto desta vez. Lembro que as fitinhas da Republic eram bem fáceis de juntar poeira nas prateleiras das videolocadoras. Talvez porque as capas não fossem muito atraentes para a grande clientela, e pouca gente as manipulava, creio eu. Mas agora tive a oportunidade de rever o filme com um conhecimento melhor do trabalho de Ray, o que ajudou bastante na apreciação.

São tantas coisas que chamam a atenção pela beleza e pelo lirismo neste western incomum que é até difícil enumerá-las. Desde o começo, com o personagem título vivido por Sterling Hayden atravessando uma região sendo bombardeada por dinamite para receber uma ferrovia; passando pelo momento em que ele adentra o cassino-bar de Vienna (Joan Crawford), em meio a uma tempestade de areia; o colorido vivo e mais simbolista do que realista do filme, especialmente na direção de arte dos interiores; e os sempre belos e poéticos diálogos entre Johnny e Vienna, e tudo o mais que JOHNNY GUITAR proporciona, inclusive as tradicionais perseguições, disputas e tiroteios que fazem parte intrínseca do gênero. Tudo o que o filme nos oferece é de uma beleza extraordinária.

JOHNNY GUITAR foi o segundo longa-metragem colorido de Ray, mas é quase como se fosse o primeiro, pois em HORIZONTE DE GLÓRIAS (1951) ele não fez um trabalho simbólico do uso das cores, até porque era um filme de encomenda e que ele fez sem muito entusiasmo. JOHNNY GUITAR é o seu grito de liberdade, depois de anos trabalhando para a RKO e para Howard Hughes. A Republic, na época, entre as companhias menores, era uma das mais prestigiadas. Ray teve mais liberdade para fazer o seu trabalho e o filme ainda teve bastante sucesso nas bilheterias.

E mais: JOHNNY GUITAR tem todo um contexto sócio-político nas entrelinhas, já que ele trata da época da caça às bruxas e de um sentimento de paranoia que rondava Hollywood na época do macarthismo. E entre as marcas do cineasta, até os personagens coadjuvantes, como a gangue do Kid Dançarino, são bem arquetípicos do cinema de Ray: são pessoas marginalizadas, porém inocentes, mas que acabam por fazer algo que não devem por serem consideradas culpadas. Há também um discurso feminista bastante ousado para a época, com Joan Crawford e Mercedes McCambridge sendo as verdadeiras heroína e vilã do filme. Crawford com suas roupas masculinas e McCambridge simbolizando a pura maldade travestida de tradicionalismo.

É como Geoff Andrew , o autor do livro "The Films of Nicholas Ray", disse: seria preciso um livro inteiro para dar conta do tanto de elementos ricos que o filme possui. Logo, também não vou mais me alongar. Só quero finalizar dizendo o que já deve ter parecido óbvio nos parágrafos anteriores: que JOHNNY GUITAR é uma obra-prima.

Nenhum comentário: