quinta-feira, março 22, 2012

UM CONTO CHINÊS (Un Cuento Chino)



Depois de mais de dois meses que vi UM CONTO CHINÊS (2011) no cinema, fica difícil comentar alguma coisa. Então, vamos apelar para o velho exercício da memória. Dizem que é bom, serve para evitar o Alzheimer. O filme de Sebastián Borensztein foi um estrondoso sucesso de bilheteria na Argentina e apesar de não considerá-lo uma obra excepcional, trata-se de um belo e bem cuidado trabalho. Lembrei do filme ao assistir recentemente O PORTO, de Aki Kaurismäki. Acredito que as duas obras dialogam, no sentido de que ambos mostram homens tentando ajudar pessoas de outras nacionalidades em circunstâncias difíceis. Mas acredito que ficam por aí seus pontos de contato, pois os registros são bem distintos.

UM CONTO CHINÊS apela mais para o humor suave, ainda que também tenha seus momentos de ternura. Não há nada de novo na história de um sujeito que é amargo e que começa a ver seu lado mais humano quando tem de cuidar de alguém. Isso é muito comum em filmes envolvendo crianças. Aqui no caso, não se trata de uma criança, mas de um rapaz chinês que vai parar em Buenos Aires sem falar nada de espanhol e que acaba por ser ajudado por um comerciante metódico e solitário, que recusa o amor de uma bela mulher, por pura falta de tato com as pessoas.

Como são poucos os filmes argentinos que chegam por aqui, parece até que é de propósito que as distribuidoras mandam para cá os estrelados por Ricardo Darín. Ele parece estar em todas as produções de lá. Mas nem dá para reclamar, pois o ator é ótimo e já conquistou grande visibilidade no mercado internacional. Junte-se isso ao fato de o filme ter feito muito sucesso comercial em seu país de origem. Aqui ele ficou mais ou menos restrito ao circuito alternativo, mas obteve boa receptividade do público.

O relacionamento do comerciante com o rapaz chinês e suas tentativas de encontrar o seu tio são bem divertidas e servem como meio para que simpatizemos com os personagens, de modo que nos emocionemos com a conclusão do filme. Também não deixa de ser incrível o fato de UM CONTO CHINÊS ser baseado numa história real. Houve mesmo uma vaca que caiu do céu num barco e que matou a noiva do chinês. Às vezes a realidade é mais incrível do que a ficção.

Nenhum comentário: