segunda-feira, março 19, 2012

THE WALKING DEAD – 2ª TEMPORADA COMPLETA (The Walking Dead – The Complete Second Season)



"Christ promised the resurrection of the dead. I just thought He had something a little different in mind."
(Hershel Greene)


A mudança de ritmo na segunda temporada de THE WALKING DEAD (2011-2012) fez muita gente desgostar ou criticar a série. Mas considerei bem necessária essa parada para respirar e investigar melhor a personalidade de cada personagem e fazer com que nos importemos com eles. A primeira temporada havia sido apenas um aperitivo para o que viria. E apesar da saída de Frank Darabond da equipe criativa, a série só melhorou, com direito a momentos de intensa dramaticidade, como no episódio em que Carl, o garotinho, é ferido gravemente. O terceiro episódio ficou marcado como sendo um dos mais comoventes e catárticos, mostrando que os dramas daquelas pessoas são mais importantes do que as sequências de tiros na cabeça de zumbis.

Com o foco nos personagens, alguns deles cresceram bastante. Como Andrea, a suicida da primeira temporada; ou Dale, uma espécie de voz da consciência do grupo; ou Glenn, que ganha mais força ao encontrar Maggie, sua cara-metade, na fazenda de Hershel, lugar onde se passa a maior parte dos episódios desta temporada. Maggie, aliás, é uma das personagens mais adoráveis dessa série e que eu torcia o tempo todo para que ela sobrevivesse para estar presente também na terceira temporada. O trio principal, formado por Rick, Lori e Shane, também evoluiu bastante ao longo dos episódios. E para melhor.

Mas claro que há espaço também para momentos de horror, tensão e perseguição, afinal se trata de uma série de zumbis. Os momentos de relativa calma na fazenda são equilibrados com as aventuras fora da fazenda, seja para pegar medicamentos ou mantimentos e dar de cara com mortos-vivos, seja para ter aquela conversa e mostrar quem manda ali. Além dos zumbis, há também os vivos hostis, como se pode ver no episódio "Nebraska". Há baixas dolorosas entre os membros do grupo principal nos episódios finais. E quando achei que não podiam fazer uma season finale tão memorável quanto os dois episódios anteriores, somos presenteados com alguns dos melhores e mais intensos momentos, com direito a um gancho pra lá de interessante. De dar dó quando acaba. Agora é esperar pela volta da série, em outubro.

Nenhum comentário: