terça-feira, dezembro 21, 2010

RED - APOSENTADOS E PERIGOSOS (Red)



Mais um filme que vi por ocasião das indicações do Globo de Ouro e também porque eu já tinha passado duas semanas sem ir ao cinema e já estava sofrendo com a abstinência. RED – APOSENTADOS E PERIGOSOS (2010) foi uma das surpresas entre as indicações. Dirigido pelo alemão Robert Schwentke, que havia assinado o bom thriller PLANO DE VOO (2005) e a história de amor com viagens no tempo TE AMAREI PARA SEMPRE (2009), o filme é uma adaptação de uma HQ de Warren Ellis, que foi relançada recentemente no Brasil pela Panini. Não li a obra de origem, mas pelo que dizem é bem mais violenta do que o filme, que opta mais pelo humor.

E pode-se dizer que RED é eficiente nesse aspecto. Bruce Willis continua sempre interpretando o mesmo personagem, mas ele é cool o suficiente para segurar o filme, ainda mais quando esse filme é cheio de coadjuvantes de luxo. Ele é um ex-agente da CIA que tem uma fixação por uma funcionária da previdência social (Mary-Louise Parker). Costuma rasgar os cheques da aposentadoria e diz que não os recebeu só como desculpa para papear com a moça pelo telefone. Ela adora ler uns romances vagabundos. E ele lê também, só para estar em sintonia com ela.

Mas como não se trata de uma comédia romântica, mas de um filme de ação com humor, as coisas mudam bastante na vida do protagonista quando sua casa é invadida por dezenas de homens. Ele mata alguns, consegue fugir são e salvo e vai parar na casa de seu interesse amoroso. A reunião da velha trupe de amigos - com os personagens de Morgan Freeman, John Malkovich e Helen Mirren - é só questão de tempo para acontecer.

O filme ainda conta com participações de Ernest Borgnine (nem sabia que ainda estava vivo) e Richard Dreyfuss (como um vilão bem estereotipado). No entanto, no fim das contas, tirando ver Helen Mirren disparando uma submetralhadora e um ensandecido John Malkovich mostrando o dedo médio para os inimigos e dizendo "old man, my ass", o filme não passa de uma diversão descartável e fácil de esquecer.

RED – APOSENTADOS E PERIGOSOS foi indicado apenas em uma categoria no Globo de Ouro: a de melhor filme (comédia).

Nenhum comentário: