sexta-feira, dezembro 17, 2010

AS CARIOCAS – A SUICIDA DA LAPA



Este A SUICIDA DA LAPA (2010), dirigido pelo próprio Daniel Filho, o pai do projeto, está entre os mais saborosos episódios da série/antologia AS CARIOCAS, destacando-se dos demais por ter um aspecto mais teatral. Os únicos atores vistos em todo o episódio são Deborah Secco e Cassio Gabus Mendes, numa história de amor que lida com suicídio e morte de uma maneira tão mórbida quanto divertida.

O episódio começa com o personagem de Gabus Mendes tentando pular desajeitadamente da sacada de um edifício numa noite de natal. Até que ele é flagrado por uma moça estranha, que percebe suas intenções. Os dois começam a conversar, ela sempre sorridente lhe oferece um cigarro, ele verifica se a sua esposa não está vendo aquilo. Nota-se logo que, apesar de ser casado com uma mulher rica, mas que tem idade de ser sua mãe, ele não é feliz. Ela também diz ser casada e infeliz e até mostra as marcas da tentativa de suicídio em seus pulsos. Os dois ficam muito interessados um pelo outro e se encontram em outras ocasiões, mas a intenção dela é que os dois cometam suicídio juntos.

Como praticamente todas as cenas são feitas em interiores, o forte do filme está no diálogo, no timing dos atores - que, aliás, estão ótimos - e na voz do narrador, que nunca esteve tão espirituosa e poética. Ao falar de morte, o episódio acaba lidando com a beleza e a importância dos grandes momentos da vida. Confesso que fiquei emocionado com o final, como já confessei aqui o meu respeito por Daniel Filho, que com sua economia na direção e seu domínio no trato com os atores, é um dos melhores, mais experientes e mais subestimados diretores do cinema e da televisão brasileiros.

Nenhum comentário: