segunda-feira, julho 12, 2004

MENINAS MALVADAS (Mean Girls)



Para contrabalançar um pouco os filmes mais pesados de Antonioni e Tarkovsky que aluguei no fim de semana, nada como ver uma comédia adolescente leve para desopilar. MENINAS MALVADAS (2004) é diversão de qualidade e marca a consolidação do estrelato da nova ídola teen de Hollywood Lindsay Lohan. O filme é dirigido pelo mesmo Mark Waters que havia dirigido a moça em SEXTA-FEIRA MUITO LOUCA (2003), que eu infelizmente não vi, mas que depois de ter conferido a performance carismática de Lindsay, fiquei com vontade de ver.

Ver o filme me ajudou a entender melhor as piadas que rolaram na última edição do MTV Movie Awards e o porquê de terem convidado a menina para apresentar a premiação. Ela manda bem pra caramba e merece toda a paparicação.

Interessante o filme mostrar o mundo venenoso de mentiras e fofocas que cerca a vida das meninas. E as pessoas nem podem alegar preconceito com as mulheres, que são mostradas como falsas (em oposição ao respeito e à franqueza do mundo masculino), já que o roteiro foi escrito por uma mulher - Tina Fey, no filme, no papel da professora Norbury.

Inclusive, tem gente que diz que mulher não tem amigos mesmo, que ela é sozinha no mundo, já que as amigas a esfaqueam por trás e os caras só querem transar(essa última parte parece coisa do Billy Crystal em HARRRY E SALLY). É claro que isso é uma teoria polêmica e bem exagerada. E se eu disser que acredito totalmente nessa idéia vou ficar meio impopular com as meninas. Mas a verdade é que eu já ouvi de várias delas essa afirmação.

Voltando ao filme e resumindo, MENINAS MALVADAS é uma comédia inteligente que fala de um assunto interessante e garante umas boas risadas. O tempo passa e a gente nem sente. Alguns críticos comentaram do final moralista, mas acredito que terminar o filme com a protagonista com veneno descendo dos lábios não seria uma opção tão boa assim. Ou seria?

Nenhum comentário: