segunda-feira, julho 05, 2004

REGRAS DA ATRAÇÃO (The Rules of Attraction)



Estou um pouco atrasado com os filmes para comentar, e olha que eu tenho falado de um filme por dia no blogue. E ainda tenho estoque de assunto suficiente pra abastecer durante a semana inteira. Infelizmente meus dias em casa, de licença saúde, estão terminando. Amanhã volto a trabalhar, mesmo sem estar totalmente restabelecido. Não tive dinheiro pra bancar o tratamento caro, que o meu plano de saúde não cobre. Aí tive que continuar só na hidroginástica, ainda que os resultados não sejam rápidos. Mas os dias de folga no mesmo período da mostra do Buñuel não podem ter sido uma coincidência.

Assisti recentemente REGRAS DA ATRAÇÃO (2002), de Roger Avary, diretor do ótimo PARCEIROS DO CRIME (1994). O filme é muito interessante e tem um quê de DONNIE DARKO, por conta daquela história do tempo que volta atrás para analisar os outros personagens. Daí a gente vê o quanto Avary pode ter sido importante no roteiro de PULP FICTION, do Tarantino.

A história se passa numa universidade, onde as pessoas são bem loucas. Lembro que no meu tempo de universitário teve sexo, drogas e rock n' roll (ah, bons tempos!), mas não como nesse filme. No meu tempo não tinha festa em que quase todo mundo ficava pelado. (Se bem que eu soube de uma tal de Festa do Lençol, em que algumas pessoas iam só de lençol e sem nada por baixo.)

O filme foca em três personagens.

1. James Van Der Beek está ótimo como o traficante de drogas e filho da puta de plantão da universidade, Sean Bateman. O personagem é irmão de Patrick Bateman, o PSICOPATA AMERICANO (2000) do filme homônimo de Mary Harron, também adaptado de um romance de Bret Easton Ellis. Sean fica apaixonado por uma garota que está lhe escrevendo cartinhas de amor e pondo em seu armário.

2. Shannyn Sossamon é Lauren, uma menina que nem é tão bonita, mas que fica especialmente bela no filme, principalmente na cena em que ela se encontra com Sean. O seu principal problema é perder a virgindade.

3. Ian Somerhalder é Paul, o personagem gay que é apaixonado por Sean. Acho que ele é o personagem mais bem acabado do filme. O seu espírito apaixonado realmente é sentido no filme. Suas ações parecem justificáveis, ao contrário de Sean que não convence como apaixonado.

Vendo os extras, fiquei sabendo que o livro de Ellis focaliza doze personagens (e não três) e fiquei com vontade de lê-lo, por conta dos fluxos de consciência de todos eles. Pelo jeito, Ellis costuma repetir ou interligar os personagens de seus romances em outros romances, criando, assim, um mundo próprio. ABAIXO DE ZERO (1987), por exemplo, é mais um filme adaptado de um livro do autor.

Os extras do DVD estão caprichados e todos legendados em português. O mais interessante dos extras é o mini-documentário "Anatomia de uma Cena", em que é dissecada uma das cenas mais impressionantes do filme, a do encontro de Sean com Lauren, realizada em split screen. No DVD, ainda tem making of, entrevistas com os atores e o diretor, e um áudio de comentário do diretor de fotografia, que foi a única coisa que eu não conferi.

P.S.: Vi no IMDB agora que Avary está produzindo GLAMORAMA, outro filme baseado em livro de Ellis, dessa vez centrado no personagem Victor. Cool!!

Nenhum comentário: