sábado, julho 03, 2004

HOMEM-ARANHA 2 (Spider-Man 2)



Voltei há pouco da sessão de HOMEM-ARANHA 2 e realmente a continuação está bem melhor que o primeiro filme. Melhor em todos os aspectos: as cenas de luta estão muito mais elaboradas e mais longas e o romance mal resolvido de Peter Parker com Mary Jane também ganha um certo desfecho, que eu diria bem satisfatório.

O filme já começa bem a partir dos créditos, abrilhantados com os desenhos de Alex Ross, criador da mini-série MARVELS. Felizmente aquele tempo em que as continuações eram, via de regra, inferiores aos filmes originais virou coisa do passado. E a Marvel entrou numa ótima fase no cinema. Grandes filmes como X-MEN 2, de Brian Singer, ou HULK, de Ang Lee, compensam filmes menores como DEMOLIDOR, de Mark Steven Johnson. Vamos ver se a DC vai dar o troco com BATMAN BEGINS, de Christopher Nolan, e WATCHMEN, de Darren Aronofky.

Um dos baratos dos personagens da Marvel é a aproximação dos heróis com a fraqueza humana, sem ter aquela invencibilidade de um Super-Homem, por exemplo. Lembro que quando eu lia as histórias do Homem-Aranha, eu curtia mais suas desventuras como Peter Parker, sua falta de sorte na escola, no trabalho e com as meninas, do que suas lutas com os supervilões. O filme soube passar muito bem a dificuldade que o Aranha tem de se dar bem na vida.

Só não gostei do gancho no final. Quer dizer, até que ficou legal, mas no próximo filme vai ter a volta do Duende Verde? Que chato. Deviam colocar outro super-vilão como o Abutre, por exemplo. Se bem que com a volta do Duende, há a chance de recriarem a morte de Gwen Stacy, só que com a Mary Jane no lugar dela. Aí sim poderia sair um grande filme, com ares de tragédia e de fazer chorar marmanjos - eu, por exemplo, quase chorei no final desse segundo filme.

Nenhum comentário: