quinta-feira, julho 01, 2004

A EXPERIÊNCIA (Das Experiment)



Por que será que o cinema alemão e o italiano, que eram até pouco tempo dois dos melhores do mundo, entraram em decadência? Vez ou outra aparece um filme como A EXPERIÊNCIA, de Oliver Hirschbiegel, para trazer um pouco de esperança para a cinematografia alemã.

A EXPERIÊNCIA (2001) é empolgante. Só a trama em si já chama a atenção: grupo de homens aceita fazer parte de uma experiência por uma boa quantia em dinheiro. A experiência consiste em investigar o comportamento dos homens numa prisão simulada no intervalo de quinze dias. Metade dos homens serão os guardas da prisão, a outra metade, os prisioneiros. Em pouco tempo, a experiência vai saindo fora de controle e a violência e o caos se instalam no lugar. Não dá pra falar mais pra não estragar as surpresas.

Como eu sempre gostei de filmes de prisão e acho interessantes programas como Big Brother, então juntam-se duas coisas divertidas num filme muito bem conduzido.

O DVD está em fullscreen, mas pra compensar a imagem está muito boa, e há várias mini-entrevistas do diretor e do elenco, além de um pequeno making of.

Nenhum comentário: