quinta-feira, julho 15, 2004

GHOST IN THE SHELL: FILME E SÉRIE



Já fazia algum tempo que o Renato tinha gravado pra mim três episódios da série GHOST IN THE SHELL: STAND ALONE COMPLEX (2002), mas eu não queria vê-los sem ter visto antes o longa-metragem. Abaixo, comento minhas impressões sobre o famoso filme de Mamoru Oshii e sua posterior derivação.

O FANTASMA DO FUTURO ( Kôkaku kidôtai / Ghost in the Shell)

Esse longa em animação é talvez o mais famoso filme do gênero ao lado de AKIRA, aqui no Brasil. O FANTASMA DO FUTURO (1995) causou rebuliço onde passou pela qualidade impressionante de sua animação e pela ousada trama de ficção científica. Não seria exagero dizer que não teria existido a trilogia MATRIX, dos irmãos Wachowsky, se Mamoru Oshii não tivesse adaptado para o cinema o mangá "Ghost in the Shell". Como até sábado passado não tinha visto o filme, não tinha idéia de quanta coisa os Wachowsky chuparam do anime. Vejamos algumas das semelhanças: 1) os fios conectados nas costas dos ciborgues para que eles se liguem à rede; 2) a queda (ou salto) de Trinity em MATRIX foi copiado do salto de Motoko; e 3) o vilão do filme é um vírus de computador. Não consigo me lembrar de mais semelhanças, mas só essas três já constituem elementos fundamentais no conceito de MATRIX, não?

O FANTASMA DO FUTURO mostra um grupo de ciborgues que trabalha para uma espécie de força policial do futuro, em 2026. O filme centra principalmente na personagem da Major Motoko Kusanagi e em seu parceiro, o grandalhão Batou. A linha principal da história foca na perseguição de um inimigo oculto chamado Mestre dos Fantoches, que na verdade é um vírus de computador que entrou na rede e provavelmente está no corpo de algum ciborgue.

O lado existencial de GHOST IN THE SHELL está na personagem de Motoko, que sofre por não se lembrar de seu passado antes de ter ingressado na Sessão 9 (nome dado à força policial do filme). Ela teve as suas memórias apagadas e, por ter boa parte do seu corpo artificial, ela tem até mesmo dúvida se possui uma alma (ghost). Interessante também o quanto ela tira a roupa no filme e fica nua sem vergonha, mesmo em cenas de ação. No filme também percebe-se sutilmente a atração que Batou sente por ela. O final é bem interessante e misterioso, deixando gancho para uma continuação, que só foi realizada esse ano. O novo filme chama-se INNOCENCE (2004) e foi exibido no último festival de Cannes. Tarantino deve ter adorado.

O DVD vem com um making of muito legal e gostoso de ver. Pena que tem menos de meia hora de duração.

GHOST IN THE SHELL: STAND ALONE COMPLEX (Kokaku kidotai: Stand Alone Complex)

Dessa série de tv em 26 episódios, produzida em 2002, só pude ver os três primeiros episódios que recebi de "amostra grátis". Apesar de realizada 7 anos após o longa de Oshii, a série ainda não supera a qualidade da animação do longa, ainda que tenha um visual realmente impressionante, com mais uso de Computação Gráfica em cima da animação tradicional. A série não faz menção aos acontecimentos finais do longa, por isso, muito gente acha que a história se passa antes do longa ou que simplesmente o esquece, como se ele não existisse.

Os três episódios que vi podem ser vistos em qualquer ordem, já que são histórias independentes. O primeiro episódio, SECTION 9, é pouco envolvente e conta a trama do seqüestro de um ministro em uma casa de robôs geishas. TESTATION é bem melhor: um tanque com inteligência artificial sai destruindo tudo e cabe à Seção 9 detê-lo. É o episódio que mais lembra o espírito do longa. ANDROID AND I tem citação explícita de ALPHAVILLE, do Godard, e fala sobre o suicídio em massa de andróides. É o episódio preferido do diretor da série.

Pelo que eu li no site da Amazon, é a partir do quarto episódio que se estabelece uma linha de história principal envolvendo o "Homem que Ri", personagem inspirado em um conto de J.D. Salinger. A série não me entusiasmou tanto quanto o longa, mas não dá pra negar suas qualidades. O problema de acompanhar séries completas em divx é que eu acabo ficando com preguiça de acompanhar depois de passar um tempo sem ver. Até hoje não terminei de ver SERIAL EXPERIMENTS LAIN nem LOVE HINA e nem mesmo BAND OF BROTHERS. Sem falar que meu computador (ou meu cd-rom) anda travando em algumas cenas.

Nenhum comentário: