quarta-feira, julho 21, 2004

HORROR EM TRÊS FILMES
 

 
Parece que ando vendo mais filmes do que tendo tempo pra falar sobre eles. Bom, melhor do que ficar sem assunto, né? Sem falar que quando agosto chegar e eu voltar a dar aulas à noite, não vou mais ter tanto tempo de ver filmes. Comento rapidamente sobre três filmes de horror, dirigidos por sujeitos que já fizeram coisas bacanas no gênero, como o mestre absoluto George Romero e aqueles que cometeram erros e acertos em suas experiências com horror como é o caso de Clive Barker e Paul W. S. Anderson.
 
CREEPSHOW / ARREPIO DO MEDO (Creepshow)
 
Esse é um exemplo de filme de segmentos quase perfeito. Diferente da irregularidade da maioria, CREEPSHOW (1982) tem só histórias boas. Na verdade, o segmento seguinte é sempre melhor que o anterior e todos são fiéis à estética de quadrinhos de terror, que é de onde o filme se baseia. O roteiro foi escrito por Stephen King a partir de histórias publicadas nas E.C. Comics da década de 50.
 
"Father´s Day" é o mais parecido com quadrinhos de terror de todos os segmentos. Conta a história da vingança de um cadáver em putrefação.
 
"The Lonesome Death of Jody Verrill" é muito interessante. Achei parecido com o Monstro do Pântano. É sobre um cara que, ao contato com um estranho meteoro, começa a se transformar em vegetal e a ficar com o corpo todo verde.
 
"Something to Tide You Over" é também sobre mortos voltando pra se vingar de seus assassinos, mas a primeira parte é muito melhor, com um Leslie Nielsen malvadão e matando as suas vítimas com requintes de crueldade. De ficar com falta de ar.
 
"The Crate" é sobre um monstro preso numa caixa que pode servir de instrumento para um homem matar sua esposa chata.
 
"They're Creeping Up On You" pode trazer calafrios pra quem tem ódio ou nojo de baratas, como eu. Assisti esse episódio antes de dormir e estava com medo que um monte de baratas caísse em cima da minha cama durante a noite. Vi num documentário da TNT que deu um trabalhão pro Romero conseguir todas aquelas baratas. O segmento é sobre um velho com mania de limpeza que não gostava de contato com o mundo exterior. Sensacionais os efeitos especiais das baratas saíndo do corpo do velho, cortesia de Tom Savini.
 
Gravado do SBT.
 
O MESTRE DAS ILUSÕES (Lord of Illusions)
 
Impresionante como Clive Barker, depois de HELLRAISER (1987), não conseguiu mais emplacar um filme que prestasse. O MESTRE DAS ILUSÕES (1995) é a segunda tentativa fracassada de Barker repetir o sucesso de HELLRAISER. Ele tinha tentado antes com o podre CRIATURAS DAS TREVAS (1990). Uma pena, já que Barker é um dos melhores escritores de literatura de terror de todos os tempos. Nunca li uma romance seu, mas os "Livros de Sangue" são verdadeiras pérolas. O MESTRE DAS ILUSÕES tem poucos momentos que não sejam chatos. O melhor deles é a cena do ilusionismo que dá errado (ou não). Barker está tentando sucesso de novo no inédito TORTURED SOULS:ANIMAE DAMNATAE (2004). Tomara que ele consiga se dar bem. Ainda tenho esperanças. Visto em DVD.
 
VISÕES / A VISÃO (The Sight)
 
Filme para a tv dirigido por Paul W.S. Anderson, que tem no currículo os bons O ENIGMA DO HORIZONTE (1997) e RESIDENT EVIL (2002) e que dirigiu também o ainda inédito ALIEN VS PREDADOR (2004), que eu acho que vai ser uma bosta, mas é só um palpite. A VISÃO (2000) é mais um filme que segue os passos de O SEXTO SENTIDO, do Shyamalan. No IMDB tem um sujeito que até diz que o filme do Anderson é melhor. Uma grande bobagem essa afirmativa. A VISÃO não chega a ser ruim, mas o filme não mantém o clima de suspense que deveria, ainda que mantenha o interesse razoavelmente até o final. É um filme de fantasmas com negócios pendentes, com toques e citações de "Alice no País das Maravilhas". Gravado da FOX. 

Nenhum comentário: