terça-feira, fevereiro 17, 2004

CLINT EASTWOOD EM DOIS FILMES



Assisti gravados da tv esses dois filmes de fases diferentes da carreira do Eastwood ator e diretor.

IMPACTO FULMINANTE (Sudden Impact)

Esse filme de 1983 ainda não tem aquela sofisticação da obra de Eastwood que se iniciou a partir de CORAÇÃO DE CAÇADOR (1990), mas é um ótimo filme de investigação criminal, que de certa forma antecipa o que veremos no badalado SOBRE MENINOS E LOBOS (2003). Esse é o único filme da série “Dirty Harry” que foi dirigido pelo próprio Clint. Fica atrás do primeirão, PERSEGUIDOR IMPLACÁVAL (1971), do mestre Siegel, mas mantém a cara dos primeiros filmes. É sempre bom ver o velho Harry Calahan chutando traseiros dos bandidos e resolvendo muita coisa na porrada mesmo. Na trama, Calahan investiga uma série de assassinatos cujo modus operandi é sempre um tiro na genitália e outro na cabeça da vítima. O filme não é um whodunit, como o filme mais recente do homem: esse já entrega a assassina e suas razões logo no início do filme. É mais do mesmo da série, mas quem quer coisa diferente num filme de Dirty Harry? Gravado da Globo.

CRIME VERDADEIRO (True Crime)

Em 1999, Eastwood já era diretor consagrado e de sensibilidade, ganhador de Oscar por OS IMPERDOÁVEIS (1992) e que já tinha feito muita gente chorar com UM MUNDO PERFEITO (1993), AS PONTES DE MADISON (1995). E o pior é que assim como em UM MUNDO PERFEITO, o meu favorito do diretor, CRIME VERDADEIRO é um filme que faz você chorar mesmo. Na história, Clint é um jornalista encrenqueiro que vai fazer uma reportagem sobre um homem que vai morrer de injeção letal por assassinato. Acontece que pelo seu faro, o homem é inocente. E restam poucas horas para que ele possa encontrar evidências que o inocentem. O filme é sempre carregado de nervosismo, já que Clint está com a própria vida bem bagunçada e prestes a perder a mulher e o emprego. Emocionante as cenas do condenado à morte e sua esposa e filha. Eu sempre choro nesses filmes de condenação, tipo OS ÚLTIMOS PASSOS DE UM HOMEM e À ESPERA DE UM MILAGRE. Agora tem mais um pra aumentar as fileiras. Gravado da TNT.

Por falar em nervosismo, hoje estreou a 3a temporada de 24 HORAS na Fox. O nível da série continua o mesmo. Resta saber se no desenvolvimento dos outros 22 episódios, a série vai conseguir superar a sua excelente 2a temporada em ação e emoção.

Nenhum comentário: