domingo, fevereiro 29, 2004

CRONOS



Acabei de assistir CRONOS (1993), o primeiro filme de Guillermo Del Toro. E, ao contrário dos seus filmes feitos em Hollywood, esse trabalho independente realizado no México é excelente e um dos filmes sobre vampirismo mais originais e envolventes que eu tive o prazer de ver.

E olha que eu nunca fui muito fã do diretor. Até então só tinha gostado de A ESPINHA DO DIABO (2001), drama histórico com elementos sobrenaturais dos mais interessantes. Mas tenho que dar o braço a torcer. Mesmo em filmes como MUTAÇÃO (1997) e BLADE II (2002), ele coloca uma marca sua, que é, principalmente, a figura do escaravelho. Parece que há uma obsessão do autor por esse inseto.

Em CRONOS, há um besouro dentro de um mecanismo em forma de escaravelho que ao contato com a pele injeta um fluido de sangue no corpo da pessoa e ela pode ter sua vida prolongada. Esse mecanismo foi criado por um antigo alquimista, de acordo com a introdução mostrada logo no início do filme. Passam-se anos e um vendedor de antigüidades encontra o tal objeto de metal e experimenta do seu poder.

Gostei bastante do andamento do filme, das atuações, dos efeitos especiais e maquiagens (apenas usados quando necessários) e dos momentos finais. Especialmente do final. Geralmente a maioria dos filmes de terror me desapontam no final, quando tudo vira uma salada de clichês tediosa. Aqui não. O filme consegue ser até poético apesar de toda a tragédia aterradora. Outra coisa interessante é que o filme não recorre à religiosidade cristã como na maioria dos filmes de vampiro. Mais um ponto a favor – deixando claro que eu não estou reclamando dos filmes de vampiro da Hammer ou de outros clássicos. Só acho que um pouco de criatividade e originalidade é sempre bem vindo.

Lendo as resenhas no site da Amazon, soube que o filme, quando estreou no México, passou em apenas 10 salas de cinema e apenas na Cidade do México. E rapidamente saiu de cartaz. Depois, o filme passou no Festival de Cannes e ganhou o prêmio da semana da crítica. Mas, apesar dessa falta de respeito com o filme, CRONOS hoje é considerado o primeiro grande filme de horror mexicano. Tomara que HELLBOY seja pelo menos tão brilhante quanto o filme de estréia do diretor.

Filme visto em divx, cortesia do amigo Herbert.

Nenhum comentário: