terça-feira, fevereiro 03, 2004

TUBARÃO (Jaws)



Até pouco tempo atrás quando me perguntavam qual filme todo mundo tinha visto, menos eu, eu respondia TUBARÃO (1975), de Steven Spielberg. Pois agora vou ter que pensar em outro título, pois finalmente pude conferir o filme em DVD. Um dia desses na lista Cinefelia, falei que ia gravar o filme da TNT para assistí-lo, mas o Renato falou que não era uma boa idéia, que o filme teria que ser visto em DVD. Tenho que concordar com ele.

A edição especial de comemoração dos 25 anos traz um documentário de quase uma hora de duração sobre as filmagens do filme. O documentário foi feito pelo mesmo Laurent Bouzereau que dirigiu os documentários presentes nos DVDs dos filmes do Hitchcock para a Universal e que também dirigiu os maravilhosos extras de A NOITE AMERICANA, do Truffaut.

Uma das coisas mais interessantes que a gente descobre vendo esse documentário é quando o Spielberg conta que quando ele filmou ENCURRALADO (1971), ele utilizou na cena do caminhão caindo ladeira abaixo o som de um tiranossauro de um filme B. Esse mesmo som ele usou quando o tubarão morre no final do filme. Será que ele usou o mesmo som quando fez JURASSIC PARK (1993)?

Spielberg tem uma excelente capacidade de causar suspense. Pena que ele utilize esse seu dom em poucos filmes. Mas foi como especialista em suspense que ele se projetou para o mundo, com ENCURRALADO, o segmento “Eyes” do filme NIGHT GALLERY (1970) e TUBARÃO.

TUBARÃO é outro exemplo de filme filmado nas águas e que deu um trabalhão para ser feito. Além das preocupações com a câmera, o tubarão mecânico quase não funcionou. Mas no final deu tudo certo e é difícil distinguir qual é o tubarão mecânico e qual é o de verdade. Os três atores do filme - Richard Dreyfuss, Roy Scheider e Robert Shaw - são ótimos e a seqüência final é realmente chocante. A idéia de não mostrar o bicho até a metade do filme foi muito boa e ele repetiu isso quando fez JURASSIC PARK. Tanto que na primeira vez que os dinossauros foram mostrados o público ficou embasbacado.

No mais, TUBARÃO rendeu muito dinheiro, se tornou durante muito tempo o filme mais rentável do mundo e ainda trouxe, sem querer, um monte de tubarões bastardos. Além das continuações oficiais do filme, na Itália, alguns diretores fizeram vários filmes picaretas de tubarão, se aproveitando da popularidade do filme pra ganhar alguns trocados.

Sobre as cenas inéditas contidas nos extras do DVD, a única que merece atenção é a cena dos pescadores correndo nas lanchas para pegar o peixão. Essa cena mereceu mesmo ser cortada do filme, mas não deixa de ser bem curiosa e bem feita.

Nenhum comentário: