domingo, fevereiro 01, 2004

O HOMEM QUE NÃO ESTAVA LÁ (The Man Who Wasn’t There)



Acabei de ver esse filmaço dos irmãos Coen. E pensar que eu já peguei o DVD desse filme nas locadoras tantas vezes e depois acabava deixando de lado e escolhendo outro filme... Não sei porque tinha botado na cabeça que o filme tinha 3 horas de duração. Tô ficando velho mesmo.

O HOMEM QUE NÃO ESTAVA LÁ agora é o filme que eu mais gosto dessa criativa dupla (antes era FARGO). Billy Bob Thorton está excelente como o barbeiro que por causa da vontade de mudar de vida - ele quer montar uma firma de lavagem a seco - desencadeia uma série de eventos que vão por em risco a vida de todos os envolvidos. Acho que esse é o primeiro personagem de Thorton que eu realmente simpatizei, apesar de ele não ser bem um exemplo de homem íntegro e honesto.

Além de Bob Thorton, o que eu gostei no filme: a linda fotografia em preto e branco de Roger Deakins (coloborador habitual dos Coen), dando um gostoso clima de filmes noir dos anos 40, auxiliado pela voz over do protagonista; a trama contada de maneira lenta e agradável; o ótimo desempenho dos outros atores (Frances McDorman, Scarlett Johansson, Tony Shalhoub, James Gandolfini); e pra completar, o filme ainda se utiliza de sonatas ao piano de Beethoven. Assim é até covardia.

O humor ácido e a bizarrice dos Coen está bem mais escondido nesse filme, que é carregado de uma seriedade impressionante. Além da cena final, uma das cenas mais memoráveis do filme é a seqüência em que a viúva do cara assassinado visita Bob Thorton. É de arrepiar essa cena.

No DVD tem de extra: um making of de 18 minutos com entrevistas com diretores e elenco, trailer de cinema, dois spots de tv, algumas cenas deletadas (na verdade só uma é a sério) e uma entrevista de quase uma hora com o diretor de fotografia. O chato é que a entrevista demorou tempo demais. O próprio entrevistado já estava querendo ir embora e o cara não parava de fazer perguntas. O problema é que eram abordados muitos detalhes técnicos, interessantes mais para quem trabalha com câmera e fotografia. Ah, e a imagem do filme no dvd, em wide, está lindona!

Nenhum comentário: