segunda-feira, março 01, 2021

GLOBO DE OURO 2021



O Globo de Ouro é uma festa que se justifica, pelo menos pra mim, não exatamente por seus prêmios. É gostoso ver as celebridades do cinema e da televisão juntas para uma festa descontraída e com direito a mesas para cada equipe de filme ou série. Há também o tapete vermelho esplendoroso onde as mais belas mulheres desfilam com seus vestidos cuidadosamente pensados para a ocasião. Mas em tempos de Covid não há isso. O tapete vermelho com as poucas pessoas nem foi televisionado pela TNT (deve ter passado no E!). Nada de mesas com bebidas com os astros e estrelas. As mesas estavam com pessoas que trabalharam nos serviços essenciais. 

A solução dada para a direção do prêmio foi até criativa, levando em consideração a situação. Achei que várias coisas dariam muito errado, inclusive por causa dos escândalos recentes da associação de críticos estrangeiros de Los Angeles. Eles conseguiram fazer uma bela festa, prometeram resolver a questão da representatividade e acredito que o prêmio sobreviverá por vários anos.

Quanto à solução, de trazer Amy Poehler e Tina Fey apresentando a festa distantes fisicamente, uma em Los Angeles, outra em Nova York, e os candidatos "recebendo os prêmios" de suas casas, tudo funcionou bem. No começo, com o primeiro prêmio para Daniel Kaluuya, o microfone ficou mudo e achei que os problemas técnicos seriam a tônica da noite. Felizmente não foi. O próprio Kaluuya conseguiu falar, enfatizando a necessidade da continuidade da militância. De todo modo, podemos destacar pelo menos uma situação esquisita: o prêmio de filme em língua estrangeira para MINARI - EM BUSCA DA FELICIDADE, justamente a produção americana que estava concorrendo. São regras que a organização precisa rever.

Os grandes vencedores da categoria cinema na noite foram NOMADLAND, que ainda ganhou o prêmio de direção para Chloé Zhao, e BORAT - FITA DE CINEMA SEGUINTE, que conquistou o prêmio de ator para Sasha Baron Cohen, que fez piada nas duas vezes que recebeu o prêmio, a primeira agradecendo a Rudy Giuliani e a segunda dizendo que Donald Trump já estava contestando os resultados.

O momento mais emocionante da noite foi a premiação póstuma para Chadwick Boseman, por A VOZ SUPREMA DO BLUES. Quem "recebeu o prêmio" foi a viúva do ator, que, muito emocionada, imaginou as possibilidades de pessoas a quem ele agradeceria em seu discurso, mas disse com tristeza, "eu não tenho as palavras dele, mas temos que usar cada momento para celebrar aqueles que amamos".

Quanto aos prêmios de televisão, é sempre curioso como os indicados funcionam para mim como um meio de me deixar interessado nas séries, minisséries e telefilmes indicados. Alguns indicados já estão na minha listinha. Só não vou dizer quais são, pois posso acabar não vendo.

Os grandes vencedores da noite foram THE CROWN, com quatro prêmios (sendo que havia atrizes que competiam entre si); SCHITT'S CREEK, com dois prêmios, e O GAMBITO DA RAINHA, com dois prêmios, sendo que Anya Taylor-Joy também concorria na categoria de cinema por EMMA..

Agora é torcer/orar para que no próximo ano estejamos vivos e possamos estar de volta à normalidade. Aqui no Brasil não sei se ainda será possível, mas imagino que os americanos terão mais sorte.



Cinema

Filme (Drama): NOMADLAND
Filme (Comédia/Musical): BORAT - FITA DE CINEMA SEGUINTE
Direção: Chloé Zhao (NOMADLAND)
Ator (Drama): Chadwick Boseman (A VOZ SUPREMA DO BLUES)
Ator (Comédia/Musical): Sasha Baron Cohen (BORAT - FITA DE CINEMA SEGUINTE)
Atriz (Drama): Andra Day (ESTADOS UNIDOS VS BILLIE HOLIDAY)
Atriz (Comédia/Musical): Rosamund Pike (EU ME IMPORTO)
Ator Coadjuvante: Daniel Kaluuya (JUDAS E O MESSIAS NEGRO)
Atriz Coadjuvante: Jodie Foster (THE MAURITANIAN)
Roteiro: OS 7 DE CHICAGO
Trilha Sonora: SOUL
Canção Original: "Io Sì (Seen)" (ROSA E MOMO)
Animação: SOUL
Filme em Língua Estrangeira: MINARI - EM BUSCA DA FELICIDADE (EUA)

Televisão

Série (Drama): THE CROWN
Série (Comédia/Musical): SCHITT'S CREEK
Minissérie ou Telefilme: O GAMBITO DA RAINHA
Ator de Série (Drama): Josh O'Connor (THE CROWN)
Ator de Série (Comédia): Jason Sudeikis (TED LASSO)
Ator em Minissérie ou Telefilme: Mark Ruffalo (I KNOW THIS MUCH IS TRUE)
Atriz de Série (Drama): Emma Corrin (THE CROWN)
Atriz de Série (Comédia): Catherine O'Hara (SCHITT'S CREEK)
Atriz em Minissérie ou Telefilme: Anya Taylor-Joy (O GAMBITO DA RAINHA)
Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme: John Boyega (SMALL AXE)
Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme: Gillian Anderson (THE CROWN)



Nenhum comentário: