quarta-feira, julho 08, 2009

EL EXTRAÑO VIAJE



Nada como descobrir um filme tendo como responsável pela dica um cineasta do porte de Pedro Almodóvar. E foi através de um artigo escrito pelo cineasta, contido no livro "Conversas com Almodóvar", que eu descobri esta pequena pérola do cinema espanhol: EL EXTRAÑO VIAJE (1964), que acredito ser inédito no Brasil. Felizmente os fóruns de compartilhamento estão aí para suprir as deficiências de nosso mercado. E é muito bom ver a marca de Almodóvar nesse filme, que tem algo que vai remeter a obras como QUE FIZ EU PARA MERECER ISTO? e VOLVER. Mas trata-se tipicamente de um produto transgressor dos anos 60, até lembrando os primeiros filmes de Mojica, registrando um momento de ruptura dos valores sociais em vigor, com a entrada com força da contracultura e o seu impacto, principalmente em cidadezinhas do interior, como a que é mostrada no filme de Fernando Fernán Gómez.

A trama central de EL EXTRAÑO VIAJE gira em torno de uma família de irmãos, os irmãos Vidal, todos solteirões. Os dois mais novos, Paquita e Venancio (em ótima caracterização de ninguém menos que Jesus Franco), sofrem nas mãos da irmã mais velha, Ignacia, que gerencia a casa e manda neles, como se eles fossem seus empregados. Os dois morrem de medo da megera. As coisas mudam quando eles suspeitam que alguém está entrando no quarto dela e tentam descobrir o que está acontecendo. O legal é que o filme trata isso com um misto de comédia e mistério, que torna-o uma delícia de assistir. A direção é muito fluida e o filme desce com uma naturalidade encantadora, que até lembra alguns dos melhores trabalhos de Luis Buñuel da fase mexicana, nesse aspecto.

Além do mais, o filme é suficientemente inteligente a ponto de incluir subtramas que não servem apenas para criar pistas falsas, mas que geram interesse genuíno no espectador. Como o drama do personagem do guitarrista, que se apaixona por uma jovem que trabalha numa lojinha ou da moça moderninha que deixa os homens da vila ouriçados quando dança twist nas festas. Aliás, é um dos grandes momentos do filme a cena da jovem dançando, daí a comparação que eu fiz com Mojica no primeiro parágrafo, já que me fez lembrar O DESPERTAR DA BESTA. A escolha por um tom de deboche - que se tornaria uma marca bem presente nos trabalhos de Almodóvar - foi acertada, principalmente levando em consideração o ótimo final do filme.

EL EXTRAÑO VIAJE foi feito em plena ditadura Franco e só estreou nas telas da Espanha sete anos depois de finalizado, por ser "feio demais, incômodo demais", nas palavras de Almodóvar. Foi o primeiro filme espanhol a mostrar um homem vestido de mulher. Fernando Fernán Gómez é mais conhecido por seu trabalho como ator em filmes como O ESPÍRITO DA COLMEIA, de Victor Erice, e ANA E OS LOBOS, de Carlos Saura, e estaria num título muito importante de Almodóvar: TUDO SOBRE MINHA MÃE.

Nenhum comentário: