quarta-feira, agosto 08, 2007

A VOLTA DO TODO PODEROSO (Evan Almighty)



Contrariando a opinião geral, eu até que botava fé neste A VOLTA DO TODO PODEROSO (2007). Tanto por ter gostado do trailer e da idéia quanto pela presença de Steve Carell. Depois de ver as três temporadas de THE OFFICE e de ver o ótimo O VIRGEM DE 40 ANOS, tive a convicção de que Carell é o grande comediante americano da atualidade. Só que não basta ser um grande comediante, é preciso um grande diretor e uma estória bem desenvolvida e um roteiro com ótimo timing para que o filme resulte em sucesso. Mesmo assim, A VOLTA DO TODO PODEROSO tem os seus bons momentos. Tom Shadyac, diretor de três comédias estreladas por Jim Carrey, entre elas o TODO PODEROSO (2003) original, não é lá um grande diretor e tem como principal marca fazer esses filmes feitos para sessões da tarde. Só que depois de O PROFESSOR ALOPRADO (1996) ele foi ganhando respeito entre os executivos de Hollywood, no sentido de poder conduzir filmes caros.

A VOLTA DO TODO PODEROSO é a comédia mais cara da história de Hollywood, com um orçamento de 175 milhões de dólares, trazendo ótimos efeitos, que envolvem os inúmeros bichos que contracenam com Carell e o impressionante ápice do filme, que prova mais uma vez que, no que se refere a efeitos especiais, Hollywood pode tudo. Inclusive, vendo os bons resultados da produção, fiquei pensando: bem que Hollywood podia ter feito um filme sério sobre a Arca de Noé. Agora é tarde, se fizerem um não vai ter a mesma graça. E pena que a principal razão de ser do filme, que é fazer rir, não esteja à mesma altura dos efeitos. São poucos os momentos realmente engraçados, a maioria presentes no trailer.

O enredo mostra Carell como um congressista recém-eleito que se muda com a família para uma mansão na Virgínia. Seus planos são modificados com a aparição de Deus (Morgan Freeman), que lhe pede que construa uma arca. Além do mais, misteriosamente sua barba começa a crescer e ficar branca e centenas de bichos passam a lhe perseguir. Obviamente, todo mundo começa a achar que ele está louco, inclusive sua mulher (Lauren Graham, de GILMORE GIRLS) e seus três filhos.

Destaque para a cena em que o protagonista passa em frente a um cinema e se vê o título do filme em cartaz: "The 40 Year Old Virgin Mary", que brinca tanto com o sucesso anterior de Farell quanto com a natureza bíblica da comédia. E Carell vem aí com a adaptação da clássica série AGENTE 86! Eu achei perfeita a escolha dele para o papel.

Nenhum comentário: