quinta-feira, agosto 16, 2007

MOGAMBO



Custou, mas consegui uma cópia desse belíssimo filme que John Ford realizou em terras africanas. MOGAMBO (1953) traz três astros de primeira grandeza trabalhando pela única vez com Ford: Clark Gable, Ava Gardner e Grace Kelly. Um galã e duas das estrelas mais lindas daquela época. Gable era galã, mas o cara até que era bem feio, uma espécie de Charles Bronson com orelhas maiores e com mais talento pra pegar as mulheres, tendo, inclusive, namorado a Grace Kelly durante e depois das filmagens. Bastard. E dizem que John Ford não gostou de trabalhar com ele, tendo se desentendido com o astro algumas vezes. Parece que o que aconteceu foi que Gable tomou as dores de Ava Gardner, quando Ford brigou com a moça por ela ter errado em determinada tomada. Mesmo assim, apesar desses problemas nos bastidores e do forte calor africano, MOGAMBO foi um sucesso.

Refilmagem de TERRA DE PAIXÕES (1932), de Victor Fleming, filme também estrelado por Gable, MOGAMBO nos apresenta a Victor Marswell, um americano que caça animais na África para vender para zoológicos. Algo bem parecido com o que John Wayne faz em HATARI!, de Howard Hawks. (Puxa, que saudade que dá de HATARI!...) Gable é um sujeito um pouco rude, mas talvez por causa disso que a personagem de Ava Gardner tenha ficado tão a fim dele. As coisas esquentam ainda mais quando chega um antropólogo e sua bela esposa (Grace Kelly) e o caçador "come-todas" não se conforma enquanto não pegar a mulher do ingênuo cientista.

Há momentos mágicos no filme, como na seqüência da chuva, quando Gable volta com Grace Kelly da floresta e Ava Gardner fica triste na sacada, fumando um cigarro. A música de fundo, a imagem do céu registrada em belíssimo technicolor, a tristeza de Ava aliada ao desejo do protagonista por uma mulher casada, tudo isso contribuiu para que essa fosse a minha seqüência favorita do filme. As cenas envolvendo os animais também são bem divertidas. Nota-se que a cena dos gorilas foi filmada sem a presença do atores e depois incluída na montagem.

Pena que não apareceu por aqui ainda nenhuma cópia - de preferência de boa qualidade - do filme, que continua inédito em dvd em terras brasileiras. Agradeço ao amigão Sandro, que fez a gentileza de gravar o filme do TCM pra mim. O que seria de mim sem os amigos?

Nenhum comentário: