sexta-feira, agosto 03, 2007

A GENERAL (The General)



Dá até vergonha dizer que, depois de mais de quinze anos de cinefilia, só agora eu vi um filme de Buster Keaton. E ainda foi meio que me auto-obrigando. Em junho deste ano, o American Film Institute lançou uma nova lista dos 100 melhores filmes em língua inglesa. Tudo bem que essa lista tem muita obviedade - e algumas inclusões polêmicas (SENHOR DOS ANÉIS, por exemplo) -, e no geral sempre se vota nos mesmos medalhões, nos filmes manjados de sempre, mas é exatamente por isso que eu me senti na obrigação de ver os cerca de vinte de filmes que falta eu ver. Daí que entre os 100 filmes da relação apareceu A GENERAL (1927), considerado a maior obra-prima de Keaton.

A disputa Charles Chaplin versus Buster Keaton se tornou tão célebre quanto a Beatles versus Rolling Stones. Quem não gosta de sentimentalismo, obviamente vai escolher Keaton. Como conheço muito pouco de seu cinema, por enquanto ficaria com Chaplin, mas não há como não reconhecer a genialidade desse sujeito que ficou para a história como o "homem que nunca ri". Vendo o humor físico e criativo de Keaton, notei o quanto esse tipo de humor deixou de ser produzido. Só se vê isso hoje em dia nos filmes de Jackie Chan ou em desenhos animados. Ver A GENERAL é entrar em contato com essa forma de humor tão inteligente e ao mesmo tempo tão ingênua.

A trama de A GENERAL acontece na Guerra da Secessão americana. Keaton é condutor de uma locomotiva chamada de "general" e namora uma moça chamada Annabelle. Ela deseja que ele se aliste nas tropas sulistas para que possa vê-lo como um herói. Só que na hora do alistamento, não deixaram ele fazer parte das tropas, acreditando que ele é mais útil como condutor de locomotiva. Ele fica decepcionado e a ingrata da namorada não quer nem olhar pra ele. Mas ele tem uma chance de mostrar o seu heroísmo quando sua locomotiva é seqüestrada e ele faz de tudo para reavê-la. O flme conta com uma seqüência de uma ponte sendo destruída que é admirável.

No dvd da Continental, além de A GENERAL, há também um curta muito bom chamado COPS (1922), sobre um homem que é perseguido por todo o batalhão da polícia de sua cidade. Soube agora que a Videofilmes também lançou recentemente uma edição de A GENERAL, com extras bem mais generosos: os curtas MÁ SORTE (1921) e UMA SEMANA (1920). E também já está em pré-venda CAPITÃO BILL JR. (1928), que vem com o média AMOR DE ESTUDANTE (1927). Aos poucos, os filme de Keaton vão chegando ao mercado de dvd.

Nenhum comentário: