quarta-feira, agosto 22, 2007

ENTRE O CÉU E O INFERNO (Black Snake Moan)



Assim que soube que a Paramount havia desistido de lançar ENTRE O CÉU E O INFERNO (2006) nos cinemas imediatamente corri para o meio alternativo e "seguro" de se achar um filme: os sites de torrent. Isso, além de ser barato, é uma maneira de demonstrar a minha insatisfação com as distribuidoras que deixam de colocar nos cinemas filmes legais como esse, em detrimento de um monte de lixo inútil que aparece por aí. Por que cargas d'água, por exemplo, ninguém teve a coragem de trazer INLAND EMPIRE para o Brasil, nem que fosse em circuito alternativo? Acho isso um crime. Pelo menos no caso de ENTRE O CÉU E O INFERNO (sim, eu também achei o título brasileiro podre), até que não é ruim vê-lo na televisão - a qualidade do arquivo em divx está muito boa.

Escrito e dirigido por Craig Brewer, autor do belo RITMO DE UM SONHO (2005), sobre um cafetão em crise que se descobre músico de hip hop, ENTRE O CÉU E O INFERNO também se caracteriza por um enredo esquisito. As primeiras imagens de divulgação e os cartazes do filme já chamavam a atenção, mostrando a Christina Ricci amarrada na cintura por uma corrente de ferro com Samuel L. Jackson segurando a tal corrente. Nota-se que o cinema americano está se aproximando do japonês no aspecto do fetiche. E tudo bem que a Christina Ricci passa o filme quase inteiro usando só uma blusa e uma calcinha, mas o filme de Craig Brewer é menos exploitive do que se espera.

Na trama, que se passa no sul dos Estados Unidos, Christina Ricci é uma jovem junkie e ninfomaníaca que fica à deriva quando o namorado (Justin Timberlake) viaja. Numa de suas bebedeiras, ela é agredida por um amigo de seu namorado e largada no meio da estrada. Um velho blueseiro evangélico (Samuel L. Jackson) a encontra e cuida de suas feridas. Logo que fica sabendo do passado da moça, ele resolve, além de curar-lhe o corpo, também curar a alma dessa menina pecadora, amarrando-a pela cintura com uma grossa corrente de ferro pra ela aprender a se comportar. Obviamente, ao acordar, ela não gosta nada disso, mas aos poucos ela começa a se afeiçoar ao homem.

ENTRE O CÉU E O INFERNO, ao contrário do que se espera, é um belo drama de redenção de duas almas perdidas. E o que é melhor, narrado de maneira bastante elegante por Craig Brewer e ao som de uma belíssima trilha sonora blues. Inclusive, o título original vem de uma canção de Blind Lemon Jefferson gravada originalmente nos anos 20, e cantada pelo próprio Jackson no filme. Outra curiosidade que eu pesquei no IMDB se refere às calcinhas que a Christina Ricci usou durante o filme, que foram compradas por ela mesma numa determinada loja. Ok, isso não é lá uma informação muito útil, mas pode ser que alguém se interesse, não é? Principalmente quem mora nos Estados Unidos e quer saber onde comprar uma daquelas. :-)

Nenhum comentário: