terça-feira, julho 07, 2015

PENNY DREADFUL – SEGUNDA TEMPORADA (Penny Dreadful – Season Two)



Infelizmente houve uma queda de qualidade considerável nesta segunda temporada de PENNY DREADFUL (2015). O começo foi promissor e com alguns elementos bem sinistros, mas os roteiristas não souberam desenvolver bem o trabalho, de modo que até o texto, que era um dos pontos fortes da série, saiu prejudicado. Os melhores momentos, em termos de diálogos, foram dos encontros de Vanessa Ives com Mr. Clare, a melancólica criatura de Frankenstein, em um abrigo de leprosos.

Mais uma vez, como na temporada anterior, o melhor episódio foi de um flashback de Vanessa. Desta vez, de seu encontro com uma bruxa que chegou a lhe ensinar as artes da feitiçaria e que também a apresentou, indiretamente, a uma irmã maligna, que é justamente a grande vilã da temporada. O tal episódio mostrou que não precisamos mais dos outros personagens, que se tornaram chatos, sem graça, ainda muito ligados a suas raízes literárias. Com exceção, talvez, de Ethan Chandler, que aqui se revela finalmente como um lobisomem. Se a série toda fosse composta de flashbacks de Vanessa por episódio eu ficaria satisfeito.

Um dos pontos fortes da série continua intacto, felizmente, que é a direção de arte. Há uma sequência digna de nota, que acontece no episódio do baile, na mansão de Dorian Gray. Além de toda a pompa do lugar, há um momento lindo, que é quando Vanessa se vê numa chuva de sangue. É tanto vermelho vivo que até lembrou alguns trabalhos de Dario Argento. Na verdade, ela estava perturbada por presenças malignas no local.

Uma das coisas mais chatas e pouco inteligentes desta temporada veio de uma tentativa de decifrar códigos de diversas línguas para descobrir os planos do demônio. O embate entre Deus e o diabo é o principal ponto da temporada e o que mais deixa a personagem de Vanessa desestabilizada, já que ela não quer perder sua alma para Satã, mas lida com bruxaria e comete um pecado grave.

No mais, a temporada está recheada de momentos ruins, como o namoro de Sir Malcolm com a vilã, o envolvimento de Dorian Gray com um travesti, a falta de aprofundamento no problema que atormenta Ethan, a broxante tentativa de Ethan e Vanessa estabelecerem um vínculo amoroso e um personagem novo que teve pouco a acrescentar à trama, o Sr. Lyle. Pelo menos encerraram a temporada de maneira digna e apontando para um possível futuro diferente. Só não sei se acompanharei mais.

Nenhum comentário: