segunda-feira, fevereiro 02, 2015

O HORROR SOBRENATURAL EM TRÊS FILMES



O cinema de horror aparenta estar vivendo uma crise de criatividade. Pelo menos aqueles mais convencionais, que se aproveitam dos clichês já manjados para construir sua estrutura e pregar bons sustos. Esses filmes acabam deixando as plateias insatisfeitas ou se tornam esquecidos em pouco tempo, devido à sua pouca singularidade. Estes três títulos abaixo são bons exemplos deste momento em que estamos vivendo. Um deles pode ser considerado um bom filme, enquanto os outros são mais esquecíveis. Mas é possível analisar esses três trabalhos sob outro prisma: o tema tão caro da luta dos vivos contra espíritos desencarnados ou criaturas do além. Na maioria das vezes o final não é nada positivo para os heróis. O mal sempre está lá, prestes a agir novamente.

OUIJA – O JOGO DOS ESPÍRITOS (Ouija)


É certamente o mais vulgar dos três, embora não seja exatamente um filme ruim de acompanhar. É até divertido e tem o seu charme. OUIJA – O JOGO DOS MORTOS (2014) utiliza o famoso tabuleiro usado para se comunicar com os mortos como ponto de apoio para sua história. E como acontece em muitos filmes de horror, o tal tabuleiro traz morte para um grupo de amigos, além de se recusar a ser queimado ou desaparecido. No fim das contas há sempre uma história perturbadora por trás, que os heróis, encabeçados por Olivia Cooke, precisam desvendar, tendo que lidar com seus mais terríveis medos. É a estreia na direção de Stiles White.

THE BABADOOK

Um dos filmes mais badalados dos últimos meses nem sequer chegou aos nossos cinemas. THE BABADOOK (2014), da australiana Jennifer Kent, conquistou a muitos com sua história simples sobre um garotinho que tem absoluta certeza de que está sendo perseguido por um monstro de capa e chapéu chamado Babadook. O filme traz momentos particularmente interessantes e deixa no ar a dúvida se aquela assombração é real ou fruto da imaginação perturbada do garoto ou de sua mãe. De todo modo, tudo aquilo que assombra e mexe violentamente com a alma de alguém passa a ser considerado real, como uma doença. O filme, ao contrário da grande maioria, não começa mostrando paz na família. Há, desde o início, um clima pesado no ar.

A MULHER DE PRETO 2 – ANJO DA MORTE (The Woman in Black 2 – Angel of Death)


Produção da nova encarnação da Hammer Films, A MULHER DE PRETO 2 – ANJO DA MORTE (2014) se aproveita do sucesso comercial do primeiro para capitalizar. Infelizmente, não conta mais com o talentoso James Watkins na direção. A história se passa 40 anos após os eventos do primeiro filme, pegando um momento difícil da história da Inglaterra, a Segunda Guerra Mundial. Na trama, a fim de dar abrigo seguro a um grupo de crianças órfãs, duas mulheres vão parar na casa assombrada do primeiro filme, habitada pela tal Mulher de Preto que mata criancinhas. A MULHER DE PRETO 2 demora um pouco a engatar e melhora bastante em sua segunda metade, mas até então já é um pouco tarde para salvá-lo, apesar da interessante fotografia quase sempre escura que dá o tom de opressão.

Nenhum comentário: