terça-feira, março 18, 2008

BIG LOVE: AMOR IMENSO - A PRIMEIRA TEMPORADA COMPLETA (Big Love - The Complete First Season)



Com o fim de A SETE PALMOS, senti falta de outra série que mostrasse uma família disfuncional. E essa foi uma das razões para eu ter me interessado por BIG LOVE. Mas a principal delas foi mesmo a premissa: homem de família mórmon é casado com três mulheres com quem mora em casas conjugadas. Cada dia ele fica com uma, seguindo um calendário respeitado religiosamente. Se ele fizer sexo com uma esposa que não esteja na agenda é encarado como traição. Essa premissa é, por si só, suficiente para atrair atenção. Principalmente para quem está interessado em ver a intimidade dos casais. E talvez pelo fato de a série não focar exclusivamente nas relações familiares, mas também nos negócios de Bill (Bill Paxton), vez por outra eu achava a série um pouco chata. Mas a dramaturgia, os diálogos e as situações são muito bem construídos, seguindo o crivo de qualidade da emissora.

Como é característico das séries da HBO, elas costumam ter episódios quase que fechados, sem muitos ganchos, como ocorre nas séries dos canais Showtime, ABC, Fox ou NBC. Talvez por isso que eu tenha demorado tanto a terminar de ver a primeira temporada (2006), mesmo ela tendo apenas 12 episódios. A falta de ganchos não me incentivava a ver outro episódio logo em seguida. Dizem que a segunda temporada é melhor, o que eu acredito. Já até estou com ela prontinha aqui comigo, graças ao amigo Nicolas, que fez o favor de baixar e gravar pra mim.

O que eu mais aprecio na série são as esposas de Bill e seus dramas pessoais. A primeira delas é Barb, interpretada por Jeanne Tripplehorn, atriz que sempre vai habitar o meu imaginário erótico, depois daquela cena fabulosa dela com o Michael Douglas em INSTINTO SELVAGEM. A segunda esposa é outra atriz que também já despertou a minha libido, Chlöe Sevigny - que sempre será lembrada pela cena do blowjob em THE BROWN BUNNY -, mas que na série, no papel de Nicki, passa o tempo todo usando aqueles vestidões longos de religiosa fanática. Sem falar que ela é a mais antipática, mentirosa e traiçoeira das três, o que faz com que ela perca pontos de popularidade com os espectadores. A terceira esposa é a jovem Margene (Ginnifer Goodwin). Simpática e quase sempre alegre, ela se comporta às vezes como uma criança ou uma adolescente. Como ela é a esposa mais jovem, é a que tem mais trabalho para cuidar dos filhos pequenos. Ela é a alegria, o entusiasmo e a ingenuidade da casa.

Entre os coadjuvantes, destacam-se três grandes atores. Harry Dean Stanton faz o papel do "profeta" da comunidade. Ele é pai de Nicki e inimigo nº 1 de Bill. Outros dois conhecidos atores interpretam os pais de Bill: Bruce Dern e Grace Zabriskie, que ficou famosa como a perturbada mãe de Laura Palmer em TWIN PEAKS. O drama dos filhos de Bill e Barb, já adolescentes e tendo que lidar e esconder dos outros o fato de viverem numa família adepta da poligamia, também é bem interessante e explorado.

Entre os melhores momentos dessa primeira temporada, destacam-se o momento em que Bill começa a apelar para o Viagra para poder dar conta de seus deveres conjugais perante suas três mulheres e o momento que ele começa a ter um caso com sua própria esposa, a Barb. No mais, como o auto-intitulado profeta é uma espécie de chefão que quer uma boa fatia dos lucros de todos os membros da comunidade, a certa altura, a série se assemelha um pouco a filmes sobre a máfia. E como era de se esperar, a série foi criticada por parte da comunidade mórmon que a vê como denegridora da mais americana das religiões.

P.S.: Com um empurrãozinho do amigo Renato, que me enviou um dvd com os 11 primeiros episódios, ontem comecei a ver IN TREATMENT, uma nova e interessante série que a HBO está exibindo atualmente nos Estados Unidos. A série se passa inteiramente num consultório de psicanálise. E cada dia da semana - de segunda a quinta - é dedicado a um dos pacientes do médico, sendo que a sexta-feira é a vez de ver o próprio psicanalista fazendo análise também. Vamos ver se eu vou conseguir dar prosseguimento à série, já que ela tem 45 episódios!

Nenhum comentário: