sábado, janeiro 13, 2007

SEINFELD - 2ª TEMPORADA (Seinfeld - Season 2)



Terminei de ver essa semana os episódios da 2ª temporada de SEINFELD (1991). Claro que a série ainda estava no começo e ainda faltariam pelo menos uns dois anos para que ela atingisse a maturidade e a perfeição, mas é incrível como alguns episódios dessa temporada conseguem ser geniais. A começar por "The Deal". Nesse episódio, os responsáveis pela série botaram o Jerry e a Elaine para fazer sexo. O que acaba gerando uma excitante discussão sobre o quanto o sexo pode atrapalhar uma amizade. Sabia-se que no passado eles eram namorados, mas em nenhum momento da série até então, tínhamos mais detalhes sobre o relacionamento dos dois, sempre mostrados como apenas bons amigos.

Em SEINFELD não há lugar para momentos ternos, já que o que há é a exploração do lado mais egoísta, interesseiro e mesquinho da natureza humana. Assim, podemos ver, por exemplo, Jerry odiando o fato de ter que ir para um funeral de um familiar, justo no dia em que seu time de beisebol preferido vai jogar - em "The Pony Remark". O egoísmo é tanto que, num certo momento, quando os três amigos (Jerry, George e Elaine) estão conversando no café, eles se preocupam tanto com seus próprios problemas que nem sequer ouvem o que o outro diz. É nesse momento que George diz que não consegue imaginar que um dia ele vai fazer sexo novamente, já que não havia nada à vista. (Pior que eu falei a mesma coisa dias atrás, lembrando-me, claro, dessa fala do George).

Ainda sobre George, interessante que nessa temporada podemos ver um George Constanza atípico. No episódio "The Bus Boy", George se sente culpado pelo fato de um garçon ter perdido o emprego e tenta de alguma maneira ajudá-lo. Nota-se que o personagem ainda não estava totalmente pronto. O lado neurótico do personagem seria melhor explorado no ótimo "The Heart Attack", quando George sente um mal estar no café e pede para ser levado a um hospital urgentemente. Jerry e Elaine, já sabendo que não se trata de coisa grave, ficam tirando onda com o coitado. Mas a melhor parte é mesmo quando Kramer tem a idéia de levá-lo para uma espécie de guru da nova era, já que a conta do hospital ia sair muito cara se ele fosse operado lá.

Por falar em Kramer, vale lembrar do desagradável incidente acontecido há alguns dias envolvendo o comediante Michael Richards, que, num acesso de fúria num stand-up show, acaba por agredir verbalmente um espectador, mostrando o seu lado racista. Encorajado por Jerry Seinfeld, Michael teve depois que se desculpar num programa de televisão. Mas o estrago já estava feito. Não que isso tenha denegrido o seu excelente trabalho na série. Mas pode trazer problemas para a sua carreira profissional.

No DVD que contém os últimos episódios dessa segunda temporada tem um excelente documentário de mais de uma hora chamado "How It Began", que mostra Seinfeld, Larry David e todos os principais envolvidos na série contando detalhes sobre os bastidores, especialmente dos momentos iniciais. Larry David, aliás, se mostrou uma pessoa muito mais simpática pra mim depois de eu ter visto esse documentário. O cara era o grande preocupado da dupla, já que Jerry sempre foi super-tranqüilo. Enquanto isso, Larry ficava sempre apavorado com a responsabilidade de criar mais episódios para a série.

Meu top 5 dessa segunda temporada:

1. "The Deal". Jerry e Elaine fazem um acordo para não perderem "this" (a amizade) e ainda usufruirem do "that" (o sexo). Episódio baseado num fato real da vida de Larry David. O demorado plano seqüência dos dois conversando é genial.

2. "The Chinese Restaurant". Esse é um dos episódios mais revolucionários da série. Simplesmente não acontece nada. Jerry, George e Elaine, antes de uma sessão de PLAN 9 FROM OUTER SPACE, vão a um restaurante chinês. Como o restaurante está lotado, eles ficam em pé durante meia hora, esperando por uma vaga. E praticamente nada acontece. É um episódio que faz jus à fama da "série sobre nada". Michael Richards ficou meio triste por ter ficado de fora desse episódio.

3. "The Heart Attack". George suspeita de que está tendo um ataque cardíaco e é levado para o hospital.

4. "The Apartment". Jerry faz a besteira de contar para a Elaine que há uma vaga no prédio onde ele mora. Quando ele percebe que Elaine, ao se mudar para o mesmo prédio, vai passar o dia em seu apartamento, ele se arrepende amargamente.

5. "The Phone Message". George está apaixonado. Sai com uma garota e liga para ela várias vezes e ela não responde. Ele acaba falando um monte de besteiras na secretária eletrônica. O que ele não sabia é que a moça estava viajando.

E eu já me abasteci de mais episódios de SEINFELD hoje. Passei na locadora e aluguei mais dois DVDs com episódios da terceira temporada pra gravar e ir assistindo aos poucos.

P.S.: Estou aproveitando o "vazamento" na internet dos quatro primeiros episódios da sexta temporada de 24 HORAS. Essa temporada começou arrebentando. Adorei o primeiro e estou puxando os outros três.

Nenhum comentário: