sexta-feira, janeiro 12, 2007
LUTADOR DE RUA (Hard Times)
Filme de estréia de Walter Hill, LUTADOR DE RUA (1975) aproveitava o sucesso de Charles Bronson, recém saído do desempenho positivo de DESEJO DE MATAR (1974). Se nos anos 60 Bronson já era um herói de ação em potencial, nos anos 70, ele se firmaria como um dos maiores astros dos filmes de ação de todos os tempos. Tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
Em LUTADOR DE RUA, Bronson contracena ao lado de James Coburn, com quem já trabalhara em dois clássicos de John Sturges - SETE HOMENS E UM DESTINO (1960) e FUGINDO DO INFERNO (1963). Também no elenco, a eterna parceira e grande amor de sua vida, Jill Ireland. Inclusive, soube que Bronson conheceu Jill durante as filmagens de FUGINDO DO INFERNO. O então marido dela fez a besteira de apresentá-la para o Buchinski e ele acabou tomando a mulher do cara. Em LUTADOR DE RUA, Jill interpreta uma prostituta, embora o filme suavize esse detalhe, evitando mostrá-la com outros clientes. E como o filme se passa durante a Grande Depressão nos anos 30, qualquer trabalho que se arranjasse pra sobreviver tava valendo.
Nesse cenário triste da história americana, dois homens se conhecem. Coburn, o apostador que ganha uns trocados botando rapazes fortes para brigar nas ruas, e Bronson, como o forasteiro que chega em Nova Orleans pronto pra brigar e ganhar o seu dinheirinho para sobreviver. A falta de dinheiro era tanta que numa cena do filme, ele pede um café e a Jill aparece pedindo pra ele pagar um café pra ela. Como não tinha dinheiro, ele disse: "tome o meu".
Curiosamente os produtores iam dar ao filme o título "The Street Fighter", mas como o filme do Sonny Chiba apareceu primeiro, eles acabaram tendo que mudar para HARD TIMES, título que eu até prefiro. Outra curiosidade interessante é que essa foi a única vez que Bronson trabalhou com Walter Hill. Isso porque Hill falou mal da interpretação de Jill Ireland e Bronson não gostou nenhum pouco desse comentário. Bronson nunca mais quis saber de trabalhar com ele novamente. O filme seguinte de Hill seria o noir CAÇADOR DE MORTE (1978), enquanto Bronson fez em seguida o western UM TREM PARA O INFERNO (1975). No fim das contas, LUTADOR DE RUA ficou como um grande momento em que dois grandes talentos se encontraram uma única vez.
Gravado da Rede Globo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário