quinta-feira, janeiro 11, 2007

MASTERS OF HORROR: RIGHT TO DIE



Como o episódio de Tom Holland, WE ALL SCREAM FOR ICE-CREAM, foi adiado por alguma razão, no lugar dele foi exibido RIGHT TO DIE (2007), de Rob Schmidt, cineasta cujo filme mais conhecido é o horror rural PÂNICO NA FLORESTA (2003). Schmidt também teve uma experiência positiva com a adaptação teen de CRIME E CASTIGO (2000), de Dostoiévski. RIGHT TO DIE mantém, pelo menos pra mim, uma boa impressão do seu trabalho na direção.

O filme começa com Martin Donovan dirigindo um carro na estrada. Ao seu lado está sua esposa, Abby. Os dois estão discutindo. Ela está com raiva dele por alguma razão. Com a discussão, eles não notam a árvore caída na estrada que faz com que o carro vire. Ele é salvo pelo air bag, ela é arremessada para fora do carro. Com o derramamento da gasolina e o contato com o fogo (do cigarro que ela fumava?), o corpo dela é totalmente queimado. Abby perde toda a pele e fica em estado comatoso no hospital. O marido prefere que sejam desligados os aparelhos para que ela possa morrer logo. Entram em cena o advogado mercenário, a amante safada e a mãe de Abby, que é contra a eutanásia aplicada à filha. Mas como se trata de um filme de terror e não de um melodrama trágico, há também fantasmas, cenas de morte e uma perturbadora seqüência de retirada de pele. Tem também duas cenas de nudez com as duas atrizes do filme, que ninguém é de ferro. Aparentemente, o filme se passa no futuro, já que se fala em transplante de pele.

RIGHT TO DIE é um dos meus favoritos dessa temporada, atrás apenas dos episódios de Carpenter, Landis e Argento, nessa ordem. Pelo menos por enquanto. Pra quem não estava esperando muita coisa, não deixa de ser lucro. Só o final que achei pouco satisfatório, dando a impressão de que o roteirista não sabia como acabar a estória. Mesmo assim é um final que dá pano pra manga para discussões.

Rob Schmidt está filmando atualmente THE ALPHABET KILLER (2007), thriller baseado em fatos reais envolvendo o serial killer de Rochester, Nova York. No elenco, Schdmidt conta novamente com Martin Donovan, e novamente com a deliciosa Eliza Dushku, que estrelou PÂNICO NA FLORESTA.

Nenhum comentário: